Pequenos negócios e o dilema da separação das contas da empresa e do empreendedor!

Boa parte dos empreendedores iniciam seu negócio de forma objetiva, isto é,  ou porque sabem vender, conhecem o mercado e seus players ou então porque detém a tecnologia da produção de algum bem ou serviço. 

É relativamente comum que estas pequenas e médias empresas vivam sem ninguém para controlar suas finanças ou pelo menos para manter uma contabilidade, simples que seja, sendo que desta forma não existe nenhuma segregação do dinheiro da empresa e o dinheiro do acionista. É comum encontrarmos despesas pessoais sendo pagas pela empresa, como também, obrigações da empresa sendo pagas pelo acionista.

Entendo que no inicio do empreendimento, principalmente aqueles que não foram estruturados e planejados através de um plano de negócio e/ou de viabilidade detalhadamente elaborado, isto possa ocorrer com uma certa frequência,  o problema é que este procedimento pode ser prejudicial para o negócio.

Decisões equivocadas podem ser tomadas devido a este mau habito gerencial, e a medida que os negócios vão se expandindo, decisões com melhor qualidade serão exigidas do empreendedor e a falta de informações organizadas sera um grande obstaculo, muitas vezes com impacto mortal.

A empresa passa a operar em uma grande região cinzenta, é como andar sob forte neblina sem a minima idéia se a direção esta correta, qualquer passo pode ser o ultimo. 

Se a gestão de um empreendimento saudável com informações organizadas já é complexo, imaginem gerenciar a empresa sem estes mecanismos, qualquer indicador pode estar errado.

Tenho visto muitos empreendimentos com excelente viabilidade a médio e longo-prazo, contudo a curto-prazo estão entre a vida e a morte! Em negócios não existe magica, e muitas vezes nem uma segunda chance.

Muito bem, o importante é o quanto antes o empreendedor se conscientizar da importância de ter um sistema de controle e uma segregação das finanças; saber o que pertence a empresa e o que pertence ao acionista, e uma contabilidade simples e atualizada é o meio mais pratico e barato para isto.

Conhecer o custo dos produtos e o custo operacional é condição primaria para o sucesso da empresa. Com estas informações você conhece o custo do produto ou do serviço, e com base nisto, é possível estruturar os preços de vendas com muito mais acertividade e competitividade.

Outra vantagem da segregação das contas é conhecer a real rentabilidade da operação, bem como, conhecer de forma clara o fluxo de entradas e pagamentos de caixa. Não podemos esquecer que o que quebra uma empresa não é a falta de lucro, mas a falta de caixa, e isto é fato, ou você tem dinheiro para cobrir as obrigações ou não tem.

O ótimo é inimigo do bom, então comecem a fazer o controle nem que seja em uma planilha de calculo. Inicie uma segregação da pessoa física da pessoa jurídica, não precisa ser de uma só vez, faça aos poucos, de forma planejada e por ultimo faça tudo isto de forma mais simples possível e tenha disciplina.

Se precisar de ajuda, procure um consultor, não tente inventar a roda, muitas vezes o custo/beneficio da tentativa e erro não compensa.

Boa sorte 





Share this:

Comentários

0 comentários:

Postar um comentário