A Nova Liderança

Outro dia iniciei uma reflexão sobre liderança, junto ao um grupo de ex-alunos da Wharton Business school, onde o tema principal era: “quais serão as competências e conhecimentos necessários para que o líder tenha sucesso nesta nova era”. 

É importante mencionar que os participantes deste grupo estão localizados ao redor do mundo, e foi muito interessante observar que apesar das diversidades culturais, nós dividimos a mesma visão sobre o tema liderança, comprovando que não existem fronteiras e nem barreiras, quando o assunto é liderança.

Solicitei que levassem em consideração que estamos apenas dando os primeiros passos no novo e desconhecido ambiente corporativo, onde a nova geração “brain based” não reconhece como totalmente verdadeira a hierarquia das necessidades de Abraham Maslow (1908-1970).


Como resultado, ousei elaborar o perfil do novo líder:


A nova forma de liderar será pelo exemplo, sendo autentico, com forte senso ético e com alto padrão de princípios. Apresentará seus valores sendo uma pessoa verdadeira, demonstrando claramente ao grupo que são estes valores que irão direcionar a equipe.


Forte autoconfiança será a ferramenta para criar inspiração e motivação às pessoas, de forma que saiam de sua área de conforto, quebrando paradigmas e se movam para um novo campo.
 

Deve ter forte habilidade de comunicação. De forma clara e consistente, deve inspirar as pessoas na busca da razão de suas existências, criando comprometimento, ajudando-as a focar no que realmente importa; o que faz diferença.
 

O novo líder tem que ter a capacidade de encarar o risco, combinando novas tecnologias, visão e valores.
 

Tem que estar preparado para as falhas que poderão acontecer durante a procura de novos negócios, ou durante a busca de novas fontes de lucratividade, demonstrando coragem em reconhecer suas fraquezas, bem como determinação para eliminá-las.
 

O novo líder promove a necessária liberdade para inovação em sua equipe, não punindo a falha, mais sim, utilizando-a como combustível para a melhora do desempenho e motivação do grupo.
 

Desenvolvimento de novos lideres é outra responsabilidade, capacitando, educando, e motivando os talentos a encontrarem um novo horizonte para suas vidas.
 

Isto significa que o novo líder tem que ter a capacidade de gerir as diversidades do negócio, das pessoas, de suas emoções, competências, sonhos, necessidades, extraindo o que de melhor estas pessoas tem para oferecer, complementando-se, construindo um relacionamento baseado na confiança e comprometimento.
 

O novo líder tem que criar e recriar o ambiente adequado, com energia positiva, para atrair e reter os talentos, movendo-os a um novo grau de satisfação.
 

Enfim, a nova liderança é sobre pessoas, provendo um excelente grau de otimismo e esperança, criando o ambiente necessário para que as oportunidades apareçam e melhore suas vidas.
 

Sejam felizes!

Share this:

Comentários

0 comentários:

Postar um comentário