Sucesso empresarial baseado em cultura corporativa simples e disciplinada

Fazendo a leitura da revista Exame de 06/03/2013, me deparo com um artigo que fundamenta minha crença em que empresas pode sim crescer, inovar e se tornar organizações de sucesso, independentemente das condições negativas que o mercado Brasileiro oferece nas questões - sistema tributário, custo da força de trabalho e falta de uma estrutura de logística adequada.

Além disto, esta matéria demonstra ser possível ter vida empresarial  sem ter que ficar mendigando nos corredores de Brasília ou criando planejamentos tributários de consistência duvidosa.

Estou falando dos empresários brasileiros ex Banco Garantia, Lemann, Telles e Sucupira, que de uma maneira reservada, vem construindo uma maquina de negócios bilionários, inclusive ganhando a confiança do mega investidor Warrem Buffett dono de uma das maiores e de mais sucesso gestora de fundos, Berkshire Hathaway.

A uns bons 30 anos atrás, participei de uma operação onde o Banco Garantia estava envolvido, e naquela época me chamou muito atenção da, digamos, simplicidade dos escritórios do banco e também de seus representantes, muito diferentes dos outros players do mercado, com seus escritórios e estilos de vida extravagantes.

Vejo que até hoje, após alguns bilhões a mais, eles mantém esta cultura de "mão na massa', aprender com os melhores, trabalhar por metas, e trabalhar muito, mas muito mesmo, como diz a matéria, "eles não se contentam em impor metas e acompanhar o resultados a distância, eles sujam a mão para valer" 

Eles vão a fundo para entender a operação, uma aspecto fundamental para uma gestão de sucesso, fundamento este que aprenderam com o Sam Walton, fundador do Walmart, quando adquiriram as lojas Americanas, Mr. Walton era um adepto do " Management by walking around".

Eles tem a humildade de dizer que não sabem ou não conhecem sobre algum segmento, e então passam a visitar empresas para aprender e copiar boas ideias, porque perder tempo para aprender na tentativa e erro!

Da mesma forma, as nossas empresas que caminham na esteira do governo, ou que ficam perdendo seu precioso tempo reclamando dos impostos e do governo, deveriam aprender com este grupo, que sim, uma gestão seria e comprometida com o sucesso factível e ético pode se uma alavanca para a perenidade da organização.

Alguns itens para refletir:

  • Todos dentro da organização devem ter metas a cumprir, remuneração por resultados.
  • Acionistas, diretores e gestores devem sair do lugar comum e conhecer a empresa de forma compreensiva, isto é conhecer fazendo, como no caso deles na aquisição do Burger King, fritaram até hambúrgueres, ou em outro exemplo, viajaram com uniforme de maquinista, dormindo nos vagões.
  • Ter pessoas que comungam da mesma crença, com os mesmo objetivos e com a mesma condição de trabalho, isto é - ter gente com cabeça de dono.
  •  Paciência para construir negócios de sucesso. Compromisso no longo prazo.

Sejam  felizes!




Share this:

Comentários

0 comentários:

Postar um comentário