O desafio da educação no empreendedorismo.




Uma das coisas que mais ouvimos hoje no mundo corporativo é sobre o impacto da falta de talentos no desenvolvimento das organizações, da sua manutenção em um mercado altamente competitivo, onde estes talentos fazem a diferença entre o sucesso e o fracasso, entre o lucro e o prejuízo.

As coisas se tornam mais sérias quando olhamos para o nosso país e vemos que o ensino foi sucateado pelo poder publico, criando um contingente de jovens com pouca ou quase nenhuma opção de destaque em suas atividades profissionais, muitos sem nenhuma chance de obter uma formação universitária.

Se as grandes empresas sofrem pela falta de talentos, as micros, pequenas e médias empresas também passam pelos mesmos efeitos, e pior, como nunca tivemos uma formação adequada para empreendedores, os próprios empresários acabam sendo deficientes na gestão e administração de seus negócios elevando mais ainda a alta taxa de empresa que não completam o quinto ano de vida.

Qualquer coisa que seja feita para mudar o ambiente educacional atual somente surtirá algum efeito na próxima geração, pois o problema é de base, é estrutural.  Não podemos esperar nenhum resultado a curto-prazo.

Então o que fazer?

Bom as grandes organizações conseguem através de seus programas de desenvolvimento de gestores suprir parte de suas necessidades, e a outra parte muitas vezes é suprida através da importação de talentos, principalmente agora que existe uma crise instalada nos países denominados desenvolvidos.

E para o micro, pequenos e médios empreendimentos, o que pode ser feito?

Primeiramente o empresário tem que estar consciente da necessidade de aperfeiçoar sua condição como gestor empreendedor e isto na grande maioria das vezes passa por uma mudança de sua atitude e de seu comportamento, por um simples motivo: Se você quer mudar sua empresa, comece mudando seu pensamento, este é o principio de tudo.

Depois procure um mentor para lhe apoiar e direcionar esta mudança, pois, o conhecimento de um profissional especializado nos ajuda a resolver problemas de forma rápida, e é um caminho econômico a ser adotado, e para isto é necessário do empresário, uma boa dose de humildade para reconhecer que não sabemos tudo.

É preciso lembrar que uma empresa é um organismo vivo que deve ser tratado adequadamente, pois se assim não for, ele adoece e morre.

Em outra etapa precisamos trabalhar a equipe, buscando o equilíbrio, criando um ambiente de trabalho vencedor, aprendendo ouvir as pessoas, estimulando a troca de ideias e outras tarefas e ações que serão assuntos de outros posts.

Seja Feliz!

Share this:

Comentários

0 comentários:

Postar um comentário