A Governança Corporativa suporte para o sucesso empresarial.



A implantação de um processo para governança corporativa em uma organização deve ser muito bem planejada, pois em sua grande maioria, tem forte impacto na cultura existente nesta corporação, afetando as pessoas, suas atitudes, os processos e o seu modo de fazer negócio.

A alta gestão deve estar comprometida com este processo, e para isto, devem ter uma visão muito clara dos motivos que levaram a decidir por este caminho.

Governança é transparência nas atitudes, na comunicação, e nas informações enviadas para as partes relacionadas; é também tratar com justiça, todos aqueles que têm interesse nesta corporação, acionistas, colaboradores, clientes, fornecedores etc.

Além disto, governança corporativa requer uma forma abrangente de prestação de contas, em todos os seus níveis, de maneira que exista uma clara e transparente visão da realização do que foi planejado.

E por último, governança é responsabilidade corporativa, primeiramente com a ética nos negócios, e também com a comunidade que se relaciona com a organização, respeitando os princípios morais na condução dos seus negócios.

Governança é um processo de aprendizado contínuo, que deve ser constantemente revisto, ampliado e comunicado de modo efetivo. É um processo que todos devem estar envolvidos e comprometidos, pois, é um processo realizado através das pessoas, e pelas pessoas.

O papel da alta administração é crucial para o sucesso do processo, não somente pela comunicação das melhores práticas aos seus colaboradores, mas pelo exemplo nas atitudes dentro das atividades do dia a dia. Muitas vezes o exemplo tem um impacto muito mais efetivo do que somente a comunicação, e isto requer, mudanças de visão e comportamentos pelos ocupantes dos cargos chaves.

Uma boa governança requer bons fundamentos, isto é, não existe governança que não esteja amparada por um efetivo gerenciamento dos riscos corporativos, que por sua vez, não é possível, sem um processo de controles internos de excelência.  Desta forma, posso afirmar sem medo de errar, governança não é mais um processo dentro da organização, e sim “o” processo chave para a perenidade dela.

Agora o que motiva os gestores a seguir este caminho?

A grande motivação é a criação de valor para as partes relacionadas, o que representa que: se compararmos duas empresas, do mesmo tamanho, com as mesmas características de lucratividade e retorno, aquela que tive uma governança corporativa efetiva terá um valor maior do aquele que não tem. O motivo é simples: os investidores estão muito mais propensos em pagar um valor “Premium” para empresas com melhores fundamentos, é uma questão de avaliação de riscos.

Sendo assim, a empresas com boa governança, tem uma ampliação de suas linhas e possibilidades de financiamento, a um custo mais acessível, fortalecendo sua dinâmica de geração de caixa operacional e melhorando seu índice de retorno de investimento.

Qualquer empresa, seja de que tamanho for, deve ter em sua agenda o tema governança, pois é o impulsionador adequado de seu sucesso, de sua sustentabilidade, e de sua perenidade.

Sejam felizes!  

Share this:

Comentários

0 comentários:

Postar um comentário