Cadê a governança daqui? O gato comeu? Qual o "X" da questão?




Hoje é inevitável, nas aulas de governança e gestão de riscos, o questionamento sobre o porquê da atual situação das empresas “X”, e faz todo o sentido, pois até pouco tempo, o grupo X e seu gestor, eram considerados como um modelo de gestão empreendedora e exemplo de governança corporativa.

Os questionamentos são sempre no sentido de entender as causas que levaram o grupo chegar nesta situação de descrédito, pois se havia uma governança considerada modelo porque esta acontecendo esta crise? Quais os motivos por traz deste fiasco? Isto é fruto de uma gestão antiética?

Vejam, não existe uma resposta fácil, até porque, não tenho todas as informações necessárias para isto, contudo, é possível trabalhar em algumas hipóteses.

Primeiramente, realmente não acredito que a causa raiz seja de irregularidade no processo, baseado em tudo que li sobre o assunto, minha primeira impressão é que o grande motivador da crise uma gestão pobre, ineficaz e ineficiente, por parte de todos, principalmente de seu principal executivo.

Aparentemente, o grupo foi estruturado em cima de algumas premissas, não factíveis ou equivocadas, enfraquecendo desta maneira, toda a dinâmica de geração de caixa operacional. Esta situação acaba tendo maior visibilidade quando, por uma questão de credibilidade, as linhas de financiamento, até então, fartas, começam a rarear devido a falta de confiança no alcance dos objetivos propostos.

Esta gestão medíocre não cria barreiras para o grupo assumir riscos muito acima de sua capacidade, e de sua tolerância;

O professor Jim Collins, em seu livro, porque as empresas bem sucedidas fracassam, observa que a primeira fase do declínio é o excesso de confiança originado pelo sucesso, o que na realidade é exacerbação da arrogância e do poder, fazendo com que os orgulhosos gestores, não vejam os riscos inerentes que algumas posições, postura e decisões trazem. (leiam o post de março de 2013, denominado Miopia empresarial)

Quando leio que o principal executivo somente gostava de receber informações positivas, não queria saber dos problemas e dos riscos. Quando observo também, sua arrogância nas entrevistas junto à mídia internacional, e que os executivos mais seniores, eram meros coadjuvantes, fica claro, que o professor Collins tem toda razão.

De quem é a culpa? Porque deixaram chegar neste estagio, se havia profissionais de renome no conselho de administração? Porque não disseram não! Todos que deveriam dizer não, os bancos, os auditores externos, os advogados, os órgãos reguladores, não o fizeram. Será isto fruto dos piores sentimentos do ser humano? O orgulho, a vaidade, a arrogância e a ganância?

Ainda é muito cedo para chegar a uma conclusão, entretanto, para mim é muito claro que a existiu uma falta de comprometimento da alta gestão com as melhores práticas de gestão, com a excelência, com a competência, com a transparência, e com a ética; a governança corporativa somente existia no site, não existia nas atitudes, nos valores, e na visão da organização, muito menos junto aos gestores chaves. Desta forma tudo fica volátil e enfraquecido, e isto é um passo para o fracasso.

Vamos aguardar o desfecho, pois ainda tem muita água para rolar!

Share this:

Comentários

0 comentários:

Postar um comentário