É a crença que nos move?



Outro dia ouvi esta frase, que de alguma forma ficou latente em minha mente.  Antes de qualquer reflexão busquei entender qual a minha definição para a palavra crença, e de forma simples, para mim significa ter a convicção íntima de uma verdade, ou a ação de acreditar em algo ou em alguma coisa de maneira inquestionável.

Também entendi que a crença pode ser tanto positiva como negativa, posso acreditar que as coisas irão melhorar ou então que ficarão pior, é somente uma questão de ponto de vista, mais ou menos como a analogia do “meio copo d’água”, que você pode enxergar ele meio cheio ou meio vazio, dependerá somente de seu humor e de seu posicionamento.

O ser humano tem grandes dificuldades em crer em sua potencialidade e capacidade, e procuramos de alguma maneira depositar esta crença em um objeto inanimado como um amuleto, um talismã, uma estátua, ou qualquer outra coisa nos faça sentir que traga sorte, felicidade e/ou proteção.  

Não vou entrar no mérito da questão da funcionalidade ou não destes itens, até porque existem situações que ainda, acredito,  não estamos preparados para compreender. Se tudo é energia, como demonstra a física quantica, e a matéria nada mais é do que energia condensada, posso inferir que exista uma relação intima do pensamento positivo com o meio que nos cerca, o que é uma verdade também para os pensamentos negativos, mas isto é uma outra história.

Retornando ao tema, procurei refletir em como a crença nos move, de que forma que ela nos impulsiona para outras situações, que pode nos fazer sentir melhor ou pior. Neste diapasão, verifiquei que uma característica marcante de uma pessoa próspera é seu otimismo mesmo nos momentos mais difíceis. 

Eles acreditam que a dificuldade é momentânea e está habilidade de enxergar o positivo, os faz trabalhar mais arduamente e com maior foco, auxiliando assim,  a ultrapassar estes períodos de turbulência de forma eficaz.

O que posso comprovar, é que quando tenho atitudes positivas em momentos atribulados, fica mais fácil crer que as coisas logo irão melhorar, tornando o processo menos dolorido, entretanto, pelo menos para mim, não é nada fácil, ter pensamentos e crenças positivas no meio de uma forte tempestade. A tendência inicial é perguntar o porque da situação, ou então que não sou merecedor de tal constrangimento. Perdemos um tempo considerável nas lamentações, para depois sair na busca da diferença, acho que é uma questão de aprendizado e cultura!

Uma coisa é certa, quando acreditamos que depois da tempestade vem a bonança, e também acreditamos em nossa capacidade de superação, de ir além de nossos limites, com certeza nos movemos para a direção do sucesso, o que não podemos é esperar que tudo se realinhe sem que nos esforcemos para isto.

Não importa que aconteça, é na crença em nossa capacidade de renovação e também nas coisas positivas que o universo, que nos cerca, nos proporciona que encontramos força para continuar a caminhada.

O trabalho e a energia que dispensamos para pensar negativamente e pequeno, é o mesmo que utilizamos para pensar positivamente e grande, então mãos a obra, saiamos do marasmo e vamos ser feliz e com muito sucesso!

Enfim, ninguém está aqui neste mundo em férias! 
 

Sejam felizes!

Share this:

Comentários

0 comentários:

Postar um comentário