A frustração nossa de cada dia!



Conectados 24 horas na web, trabalhando ou nos relacionando socialmente, observo muitas vezes, pessoas e profissionais infelizes com a sua situação, sua posição, com seu modo de vida, enfim, como se a frustração e a insatisfação tomasse conta de seu ser.

O ser humano por natureza nunca esta contente com seu "status quo", esta sempre em busca de algo, que muitas vezes nem sabemos o que é. Isto é bom, pois a inovação é oriunda da insatisfação, é o que nos move do lugar comum.

O grande problema é quando estamos descontentes ou então frustrados e não fazemos nada para mudar, a não ser se lamentar e pior, buscar a culpa da situação ao acaso, a empresa, a família e etc. Temos uma capacidade enorme de encontrar culpados pela nossa infelicidade!

Vejo muitas vezes com profissionais que passaram boa parte da vida deles se dedicando de maneira ilimitada para sua vida profissional, depois que conseguem chegar ao topo, verificam que chegaram ao topo, mas da montanha errada.

Participamos de uma sociedade a qual nos cobra um alto preço para o sucesso, pois determina o sucesso com a capacidade de ter a melhor casa, o melhor carro, a melhor roupa, a melhor posição e por ai vai.

Não é errado procurar ter o melhor, o problema é quando apenas isto é o que direciona os nossos objetivos.

Pode ser impressão minha, mas tenho o sentimento que o numero de pessoas insatisfeitas com suas vidas tem aumentado de forma significante. Ouço frases como: estou esgotado, a rotina está me matando, não consigo mudar de vida, me sinto só, não sou feliz na empresa, e etc.

O professor Stephen Covey em seu livro O 8a. Hábito salienta que normalmente a dor é pessoal e profunda, e muitos de nós podemos nos identificar com muito destes comentários porque na realidade ele acredita que todos nós em algum momento, passamos, estamos passando ou iremos passar por este questionamento, isto faz parte da natureza humana.


Reflitam agora, você não gostaria de modificar algo na sua vida, tomar um novo rumo, criar novos objetivos, fazer parte de algo grandioso, alguma coisa que faça diferença, fazer com que nossa passagem por este mundo faça sentido.
 
Se você respondeu positivamente algumas destas questões, eu pergunto, porque você não muda, ou não busca objetivos que façam mais sentido para vocês?


A resposta é simples, é o medo do fracasso, da perda material, do que os outros vão pensar de nós, do medo do desconhecido, paradigmas estes que trazemos do berço, de nossas crenças, cultura e sociedade.

A melhor forma de mudar está condição é romper com antigas crenças e forma de pensar e avançar em direção de uma solução duradoura. O professor Covey, completa que para encontrarmos estas soluções precisamos antes entender de forma clara as causas de nossas desilusões, as quais muitas vezes são oriundas de paradigmas incompletos e profundamente falhos, que minam o sentimento de valor das pessoas, inibindo desta forma o seu talento e potencial.

Nós escolhemos nossos caminhos e não é a vida. Temos sempre a condição da escolha, e está decisão é nossa e de mais ninguém. 

Podemos escolher um caminho bastante amplo e muito percorrido em direção à mediocridade; ou então podemos escolher um caminho percorrido por poucos que conduz a grandeza, ao significado e contribuição, e veja, não estou falando somente da riqueza material, pois a grandeza do ser independe de sua fortuna, temos vários exemplos neste sentido.

Todos nós a qualquer momento da vida, não importa por quanto tempo tenhamos vivenciado este caminho, podemos decidir deixar de forma consciente a nossa forma de viver, podemos escolher mudar nossa trajetória, nunca é tarde demais.


A diferença de um líder é justamente que ele escolhe o seu caminho, caminho onde possa se realizar em sua plenitude, expandir sua influência, independentemente de sua posição, inspirando pessoas com quem se importa: sua família, sua comunidade, suas equipes e suas organizações.

Então meus amigos, ao invés de ficarem se lamentando da sorte, levantem a cabeça, saia do lugar comum, busque entender a raiz de seus problemas e frustrações, olhe para um futuro de maneira diferente, mude o seu passo e siga em frente.

Sucesso e felicidade não é uma questão de sorte, e sim uma questão de escolha!

Para isto você somente precisa querer mudar. Não é fácil e nem muito menos simples, mas tem que ser feito.

O que posso recomendar é persista, persista e persista!

Sejam Felizes!

Share this:

Comentários

0 comentários:

Postar um comentário