Empreendedorismo: Cinco dicas para a gestão do fluxo de caixa para empreendedores no processo de startup


O empreendedor na fase de startup tem como característica se concentrar em seu “core business”, deixando em segundo plano uma atividade que é base para o sucesso do empreendimento, o controle do fluxo de caixa.


Tenho visto planos excelentes no ”PowerPoint”, demonstrando lucros futuros excelentes, curvas de crescimento de dois dígitos, geração de caixa operacional para seu retro financiamento, mas na hora da verdade o empreendimento perece por um simples motivo, falta de dinheiro.

Como uma forma de alerta, abaixo indico cinco dicas para uma gestão do fluxo de caixa de forma a aumentar a possibilidade do empreendimento, são eles: 

1 – Lucro e Caixa são duas coisas diferentes, lembre-se disto!

Primeiro de tudo entenda que ter resultados positivos (lucro) é diferente de ter caixa (dinheiro). O lucro é meramente uma figura contábil, não é possível pagar uma conta com o lucro. A contabilidade pode ser muito mais complicada do que você imagina, por isso todo o empreendedor precisa, antes de iniciar o seu negócio, obter conhecimento dos conceitos básicos da contabilidade para que não tome ações equivocadas, o que pode custar muito caro para o empreendimento. Logicamente você deve perseguir o lucro, mas lembre-se de que ter lucro não quer dizer que exista dinheiro no caixa disponível para o pagamento das contas, ele pode estar aplicado em outros ativos com menos liquidez!

2 – Controlar o caixa mentalmente não funciona, tenha um controle formal do Fluxo de caixa!

Outra coisa interessante, neste estagio, é que o empreendedor acredita que pode controlar seu fluxo de caixa de forma mental.  Não há nada pior para o empreendimento do que isto! Este é um assunto que deve ser estruturado, dentro das condições existentes da operação, com o mínimo de formalismo, a forma intuitiva aqui não irá funcionar. É necessário conhecer de maneira quando a venda realizada irá ser transformar em dinheiro, como também, conhecer na linha do tempo, quando você irá precisar de dinheiro para pagar seu fornecedor.  Lembre-se que, o que quebra uma empresa não é a falta de lucro, mas sim a falta de caixa, e dinheiro é fato, ou tem ou não tem!

3 – Estoque consome dinheiro!

Se para a operacionalização de seu empreendimento você necessita comprar produtos para comercializar ou para transformar em outro produto, tenha em mente que existe um tempo para que ele se transforme em dinheiro novamente, e isto somente acontece quando o cliente pagar pelo produto. Neste meio tempo, você não pode esquecer que provavelmente neste período tenha a necessidade de pagar seu fornecedor, se seu ciclo operacional não estiver “casado”, possivelmente você terá que pagar antes de realizar e/ou receber o valor da venda. Lembre-se que cada Real que você colocar no inventário (estoque) é um Real a menos que você terá no caixa!

4 – Não considere os seus recebíveis como certo e liquido, seja conservador em sua previsão e estimativa!

O contas a receber refere-se ao dinheiro que os clientes devem para a empresa devido à aquisição de produtos e/ou serviços.  Imagine que se seu cliente não tiver um controle de caixa e/ou uma situação financeira sob controle, ele pode não pagar na data planejada. Por isso deve haver uma avaliação muito criteriosa destes valores a receber, e não se pode contar com 100% de certeza que o cliente irá pagar na data prevista, desta forma é muito importante trabalhar com uma previsão realista das entradas de caixa oriundas do recebimento de clientes. Lembra-se que, como nos estoque, cada Real no contas a receber é um real a menos em dinheiro no caixa!

5 – Dinheiro no banco não é lucro e não necessariamente disponível para gastos fora da operacionalidade da empresa!

Outro grande erro do empreendedor, não somente nesta fase, é de considerar o saldo existente no banco como sendo lucro, ou então disponível para outros gastos fora do fluxo de caixa financeiro da empresa. Como já comentamos no item 1 acima, dinheiro não é o mesmo que lucro, a empresa pode ter lucro, mas não tem dinheiro, porque está aplicado em ativos sem liquidez imediata, ou então pode acontecer ao contrário, ela não tem lucro, mas tem dinheiro no caixa.

Estas são cinco dicas importantes para o planejamento e gestão do fluxo de caixa para os empreendedores em processo de startup.
Lembre-se que se você não conseguir trabalhar e controlar o fluxo de caixa financeiro do empreendimento possivelmente você também poderá falhar na gestão do seu negócio.

Seja feliz!

Share this:

Comentários

1 comentários:

  1. Boa tarde, Eduardo!

    Estou muito feliz em receber orientações suas, úteis e necessárias, não só para quem trabalha com Controle Interno, mas também no ramo de Micro Empresa, que é o meu casa.

    Um abraço!

    ResponderExcluir