Até o otimismo tem seus limites!



Algumas pesquisas demonstram que existe uma visão positiva para os próximos 24 meses, por parte dos empresários e executivos sobre as condições econômicas no Brasil.

É bem verdade que quando olhamos para o curto prazo encontramos uma inflação que preocupa, mas não assusta ainda, ouvimos um compromisso do ministro Mantega com as metas de poupança interna, além de existir uma situação de pleno emprego, e etc.

Mas quando olho para 2015, por exemplo, não consigo manter meu otimismo, vejamos o seguinte:

O ano de 2014 é um ano atípico, pois teremos o evento da copa do mundo, assunto este que tem sido discutido intensamente pela mídia, tirando o foco da dura e real realidade de um País debilitado. Logo em seguida, haverá as eleições, e depois entramos na fase de final de ano, e quando menos se espera, entraremos em 2015, já pensando nas olimpíadas!

Isto quer dizer que os reflexos da situação econômica na qual vivemos somente serão sentidos em 2015, pois,  as correções deverão acontecer, por mais que se procrastinem, estas correções serão necessárias.

Uma das principais correções diz respeito a aumento do combustível, preço este que foi erroneamente represado ás custas da saúde financeira de uma das maiores empresas brasileira.

Sabemos que está correção irá desencadear aumento nos custos dos transportes, que por sua vez pressionará os alimentos e outros itens de consumo, pressionando a inflação.

Alguns itens de nossa alimentação já estarão com seus preços pressionados devido ao grande período de seca por qual passa a região sudeste, e está mesma seca irá criar um ônus para os consumidores pelo aumento da tarifa de água, esgoto, como também no custo da energia elétrica. O aumento do custo da energia elétrica impacta diretamente no setor de transformação, que também contribuirá para os aumentos dos preços no mercado.

Aquele ato populista de redução dos juros através de uma ordem da presidência, já nasceu com seus dias contados, e já estamos presenciando o seu fim, pois os juros subiram e devem seguir em alta, pois infelizmente é a única ferramenta que a limitada área econômica tem para conter a crescente inflação.

Precisamos também levar em conta que o crescimento e expansão do mercado e do PIB estão prejudicados, primeiro por que estamos vivendo em pleno emprego, isto significa que falta mão de obra qualificada para o crescimento das indústrias e empresas; e segundo devido falta de estrutura básica para o escoamento da produção, agrícola ou de transformação. Podemos até mencionar que a falta de investimento nos últimos 20 anos na geração de energia também contribui para limitar este crescimento.

Outro fato importante, que deve ser considerado, é a redução dos investimentos externos no mercado brasileiro, e o motivo não é a inflação e nem a fragilidade da economia, acho que isto não seria o problema, pois, temos um mercado jovem e com vontade de consumir. O que afugenta o investidor estrangeiro é quando o governo se torna maior do que as instituições, com forte impacto no desrespeito aos contratos, isto sim é o problema.

Se não vamos receber dinheiro de fora, teremos que viver com a nossa geração de riqueza, a qual está comprometida com previdência, serviços públicos e serviços sociais, isto quer dizer existirá escassez de verbas para investimentos. A população também está endividada, limitando a expansão do mercado através de linhas de crédito, o qual será limitado e caro.

Posso até considerar uma desvalorização do real para o equilíbrio das transações internacionais, reduzindo a capacidade de importação e melhorando a possibilidade de exportação, pois isto pode ser uma resposta a nossa tímida política de comercio exterior que não fez a lição de casa assinando acordos comerciais.

Vejam, independentemente de partido político, o nosso país passa por um apagão de excelência na gestão, os problemas acima apontados, são reflexos disto.    

Quando faço esta leitura, não consigo entender o otimismo dos executivos nos próximos 24 meses, me parece, que estão se baseando de forma míope, no curtíssimo prazo, o que não seria uma novidade, pois temos uma dificuldade de enxergar a longo prazo.

Agora, isto não é o final do mundo, o importante é estar preparado para passar por momentos conturbados, como?
·          
  • Tendo um plano continuo de redução “inteligente” de custos e despesas,
  • Fazendo uma gestão de riscos corporativos de qualidade,
  • Explorando as oportunidades de forma estratégica,
  • Criando um ambiente interno de engajamento e observando as melhores práticas de gestão,
  • Apoiando a inovação e mantendo talentos em seu quadro de colaboradores,
  • Fundamentando uma governança corporativa adequada para seu negócio.

Não é tarde, ainda é possível se preparar, mas é muito importante que a liderança esteja comprometida com a ética, com a sustentabilidade e com a perenidade da empresa.

Seja feliz!

Share this:

Comentários

0 comentários:

Postar um comentário