A paciência é um atributo que todo grande líder dever ter!




Sempre falamos que o líder tem que ser um visionário, comunicativo, motivador, agregador, etc. Sim, tudo isto é importante, contudo, devo lembrar que o líder verdadeiro tem que ter paciência, isto mesmo, paciência!

Isto pode soar estranho para alguns, mas, não confunda esta paciência com aceitação da mediocridade, da falta de ética, do baixo desempenho; não é isto não!

Explico, em minha experiência trabalhando com os cavalos, aprendi que a paciência é um dos atributos mais importante, se não for o mais importante, na formação de um conjunto, vale dizer, neste ponto, que um conjunto na equitação é sinonimo da equipe de competição, neste caso o cavalo e o cavaleiro, sendo que de uma forma mais ampla, ainda temos o tratador, o profissional técnico e o veterinário.  

Nesta relação cavalo/cavaleiro, primeiro é necessário ter paciência para entender que a velocidade na formação do conjunto vai depender da maturidade do cavalo e do cavaleiro, e do tempo disponível para o trabalho na arena. 

Segundo, a paciência é importante para identificar as nossas limitações como seres humanos na comunicação com o cavalo e na execução das tarefas. Esta paciência também é importante na execução do plano de trabalho, pois cada tarefa e/ou exercício necessita ser trabalhado de forma exaustiva pelo conjunto até atingir a exatidão e a perfeição necessária.

Além disto, precisamos ter paciência, já que na competição iremos ter muito mais derrotas do que vitórias, e muitas vezes sair da arena em cima do cavalo já é uma vitória.

Pois bem, voltando para o mundo corporativo, o líder tem que ter paciência para escutar e refletir sobre o assunto antes de se posicionar perante a organização, seus pares ou sua equipe.  Ele deve ter a paciência necessária para identificar a forma e as palavras corretas para comunicar sua visão, posição e/ou ideia de forma objetiva e eficaz.

Este líder tem paciência para analisar sua equipe, identificar os pontos fortes e fracos, definir e executar as ações necessárias para potencializar estes pontos fortes e neutralizar os pontos fracos.

É muito importante, também, a paciência para identificar as restrições e limitações dos seus liderados, como também para conhecer os seus objetivos e suas metas profissionais, de maneira que você possa ajuda-los, se possível, a atingi-los.

O líder paciente agrega, motiva, desenvolve, potencializa aquilo que tem de bom na equipe, fala o que deve ser falado sem ser rude.  Este líder transmite confiança em todos os sentidos, ele entende os fatores humanos com profundidade, e serve de exemplo.

E sabemos que o exemplo é na realidade o jeito mais efetivo para ensinar.

E você tem a paciência necessária para ser um líder verdadeiro?

Seja feliz
   

Share this:

Comentários

2 comentários:

  1. É verdade o que diz a mensagem, pois ao líder somente será possível atingir suas metas, e do próprio grupo se tiver paciência na condução dos seus liderados e os faça compreender que de outras forma não ultrapassarão as dificuldades que se lhe aparecerem no caminho.

    ResponderExcluir