Não se esqueça, você tem tudo que precisa dentro de si para ter sucesso!



Não importa o quando isto possa parecer um clichê de livro de auto-ajuda, mas tenha certeza que você nasceu para ser um campeão, não importa quantos obstáculos surjam em sua trajetória, você tem toda a condição de supera-los.

Sei que quando estamos no meio da tempestade, nossa visão fica turva, nossas forças ficam enfraquecidas, não conseguimos enxergar uma saída, o desanimo se apossa de nosso ser, e não é fácil se manter motivado, e a cada derrota nossas forças vão se esvaindo, dificultando ainda mais encontrar condições para reagir.

Estou falando de experiência própria, é assim mesmo que acontece. E com base nesta experiência é sei que tudo pode ser diferente, não os problemas, mas a forma como encaramos os problemas, está é a chave do sucesso! 

Mas não esqueça, você já superou o maior obstáculo da vida quando você foi concebido, você já nasceu campeão, e isto não vai mudar, faz parte de você.

Quando analisamos a biografia de pessoas que reconhecidamente são consideradas de pessoas de sucesso, observamos que elas vivenciaram uma série de desafios e dificuldades, contudo elas sabiam que estes obstáculos eram apenas momentâneos, que seriam superados, não havia nenhuma duvida sobre isto.

Diante da dificuldade, você tem duas opções, a primeira é se enfurecer, se deprimir, culpar os outros, o governo, a sorte, entrando em um circulo de autopadecimento, que com certeza  levará você cada vez mais distante da superação. A segunda opção é estar determinado a superar está situação, como? através de uma atitude mental positiva, e para isto você precisa somente de você, de mais ninguém.

A escolha do caminho que vamos trilhar é o fator mais importante na questão de ser ou não bem sucedido, de superar ou não os obstáculos.  Enquanto alguns ficarão imobilizados procurando o culpado, outros serão capazes de aceitar a dificuldade, trabalhar para supera-las, com a certeza que as coisas irão mudar brevemente, e mudarão para melhor, o que acontece de forma inevitável.

Somente para lembrar, o que escrevo não é baseado em estudos não, é baseado na minha experiência de vida, dos momentos de altos e baixos, das minhas reações, do que deu certo e do que não deu certo, vivencias que me fizeram chegar até aqui. Não existe nada que coloco em meus artigos que não tenha vivenciado, conheço cada sentimento dos momentos dificuldade, como também conheço os sentimentos de superação destas dificuldades.

As mudanças fazem parte de nossa vida, e sempre farão, por isso, para ser bem sucedido precisamos, antes de nada, aprender a reagir positivamente quando a dificuldade bate em nossa porta, reconhecer as coisas boas desta experiência. Aprender com a adversidade, é se fortalecer com a superação das dificuldades.

Lembre-se sempre da famosa frase de Nietzsche: “Aquilo que não nos mata, nos faz mais forte”.

Com o objetivo de auxiliar aqueles que estão passando por momentos de dificuldades ou aqueles que querem se preparar para este momento, descrevo a seguir sete atitudes que tem me auxiliado muito na superação destes momentos que não tem sido poucos. Pode ser que eles não façam sentido para você, mas quem sabe, está reflexão possa te auxiliar a enxergar novos caminhos e com isto encontrar novas oportunidades e perspectivas para sua vida.

As sete atitude são as seguintes:

1 – Tenha consciência de você, confie em você.

Conheça a você, crie uma identidade, se identifique. Esteja confortável com você, tenha consciência de suas características como pessoa e como profissional. Trabalhe aquelas características que você acredita que precisa melhorar ou neutralizar, e potencialize aquelas que são sua fortaleza.

Confie em você, tenha certeza que você tem coisas boas para oferecer ao mundo, que você tem todos os atributos necessários para superar qualquer obstáculo ou dificuldade que possam surgir em seu caminho.

Quando nos conhecemos, a autoconfiança e a autoestima se fortalecem, dois fatores importantes para que possamos escrever a história de nossas vidas.

2- Seja otimista, pense positivamente.

Dois estudiosos sobre as características do sucesso, Napoleon Hill e Clement Stone, após anos estudando pessoas de sucesso perceberam que a “atitude mental positiva” era uma atitude comum a todos eles.

Ser positivo é abraçar a vida como ela é, é ter certeza que independentemente de quão duro é este momento, ele será ultrapassado, e quando você ultrapassa-lo, você tem a certeza que sairá fortalecido.

O sucesso, a felicidade e a riqueza chegam mais fácil para aquele que tem uma atitude positiva na vida, que ao invés de se lamentar diante do fracasso, estabelecem objetivos e se esforçam mais para alcança-los.

3 – Aceite a mudança.

Em um dos momentos em que eu estava resistindo em aceitar uma mudança, lembrei-me de um livro que havia lido, e que me vez enxergar que esta minha atitude de resistência somente estava criando maiores dificuldades. 

O titulo deste livro é “Quem mexeu no meu queijo” escrito por Spencer Johnson. De forma resumida, a história, que se assemelha a uma fabula, narra a reação de quatro personagens: os ratos Scurry e Sniff e dois duendes Hem e Ham.

Eles estão confortáveis na vida, pois encontraram uma grande fonte de sua comida favorita: Queijo. Os duendes até mudaram de casa para ficar próximo do queijo, pois o queijo tornou-se o centro de suas vidas. Todos viviam bem, criaram uma rotina, estabeleceram um zona de conforto, e por causa disto não perceberam que o volume de queijo estava diminuindo a cada dia, até que em uma manha, eles chegaram ao local do queijo e tiveram a surpresa de que o queijo havia acabado.

Os ratos Scurry e Sniff, rapidamente aceitaram a perda do queijo e sairam em busca de uma nova fonte de queijo, enquanto que, Hem and Ham se sentem vitimas de algum tipo de roubo e ou do azar, eles resistem em aceitar a mudança, pois, haviam construído suas vidas ao redor do grande queijo, e este apego ao queijo só piora a situação deles, pois, enquanto estão se lamentando, a fome vai aumentando. Enquanto que o Scurry e Sniff seguiram em frente e acharam mais queijos para se alimentar.

Quando não aceitamos a mudança, tudo se torna mais difícil. Quando perdemos o emprego ou terminamos um relacionamento achamos que é o fim do mundo, pois, construímos uma zona de conforto, e achamos que todas as coisas boas estavam nesta situação passada.

Este sentimento é normal, estávamos confortáveis com a situação, criamos nossa identidade desta forma, e neste momento o futuro é uma incerteza e isto nos traz medo.

Aprendi, a duras penas, que o final de um momento, é o começo de outro momento, que tem tudo para ser um sucesso. Não podia ficar preso ao passado, não podia me sentir vitima do infortúnio, e mesmo sentindo medo, eu devia prosseguir, pois, precisava encontrar mais "queijos". 

Então a partir do momento que aceitei esta realidade, me desapeguei daquela condição passada que havia construído, passei a vivenciar e construir um novo caminho, e aprendi duramente que a mudança é um fator básico em minha vida, e ter a consciência disto me facilitou encontrar novos caminhos, caminhos que nem pensava que um dia iria trilhar. A necessidade e a insatisfação geram a inovação, e o que precisamos é sempre inovar para sobreviver.

Também aprendi que quanto mais buscava a segurança, mais travado ficava, menos enxergava outras possibilidades de crescimento, pois estava preocupado em perder uma segurança que nunca existiu.

4 – Crie um grande objetivo para sua vida, tenha um razão de ser.

Existe um provérbio chinês que diz: “Almas elevadas possuem vontades, enquanto as fracas têm somente desejos”

Podemos ter um monte de desejos, mas enquanto não transformamos estes desejos em objetivos para a vida, eles continuaram a serem somente desejos, que em certo momento de nossas vidas se tornarão desilusões, e a pior desilusão é a de não haver tentado.

O esforço que temos para criar um objetivo pequeno é o mesmo que temos para criar um grande objetivo, por isso, tenha um grande objetivo em sua vida, objetivo este que faça sentido e que vai de encontro dos seus desejos, os transformado em vontade.

Poucas pessoas realmente sabem o que querem na vida, e esta falta de objetivos claros faz com que não notemos as oportunidades que aparecem no caminho.

É muito importante que tenhamos uma forte crença nestes objetivos, não atingimos os objetivos somente pela ação, a qualidade da ação é fator decisivo para o sucesso, e neste quesito somos impulsionados pela intensidade de nossa crença da importância destes objetivos para nosso sucesso e felicidade.

5 – O que for que tiver que fazer, faça e dê o seu melhor.

Tenha comprometimento com a excelência em tudo que fizer, não aceite a baixa qualidade, de o maximo de sua capacidade naquilo que esteja fazendo. 

Não importa se sua função é de varrer o chão ou comandar uma grande empresa, faça com carinho e faça o melhor que você que puder. Não espere que outras pessoas notem isto, não é esta sua recompensa. 

A recompensa é sentida a noite quando você coloca a cabeça no travesseiro e está tranquilo que fez o seu melhor. 

A vida retribui este esforço abrindo novas portas, tenha certeza disto.

6 – Se organize, tenha um plano e siga-o.

Para atingir o objetivo proposto precisamos de um plano com metas, simples que sejam, para que possamos conduzir nossas ações de forma organizada. 

Se seu objetivo agora é arrumar um emprego, saiba que com um plano organizado você tem muito mais chance de atingir seu objetivo do que aquele que não tem, e fica esperando a providência divina.

Quando estabelecer um plano, siga-o. Tenha comprometimento em atingir as metas propostas, não procrastine tarefas, faça o que tiver que fazer.  Ter um plano faz com que possamos enxergar oportunidades que sem um caminho organizado veríamos.

Além disto, nosso dia fica mais produtivo quando sabemos o que queremos alcançar, e desta forma temos controle sobre nossa vida. Outro atributo que é comum as pessoas de sucesso, é que elas são altamente produtivas, elas produzem mais do que as pessoas medianas, e isto somente é possível quando você tem total controle de suas horas.

Pode não parecer, mas a busca por um emprego é um trabalho de pelo menos oito horas por dia, que deve ser conduzido de maneira organizada e disciplinada.

7 - Cultive a paciência e perseverança.

A paciência é um atributo das pessoas de sucesso, pois é uma virtude própria da autoconfiança. Saber aguardar pelo momento certo, requer disciplina, visão e uma boa dose de sangue frio. A pessoa paciente deve ter total controle de suas emoções, saber esperar é uma virtude que pode e deve ser aprendida e cultivada.

Thomas Edison administrou 10 mil experimentos antes de ter inventado a lâmpada, se ele não tivesse tido paciência, quem sabe hoje ainda estaríamos utilizando lamparinas.

Perseverar sempre, desistir jamais, deve ser nosso lema uma vez que acreditamos nos objetivos que buscamos, pois quando somos perseverantes buscamos novos caminhos para atingir os objetivos propostos.

Perseverança esta ligada a capacidade de resiliência, que é a nossa capacidade de lidar com problemas, superar obstáculos ou resistir à pressão de situações adversas, sem entrar em surto psicológico.

Abraham Lincoln foi presidente em um dos momentos mais difícil dos Estados Unidos, ele foi perseverante, pois, acreditava em seu ideal, se ele não tivesse conduzido desta forma, possivelmente os Estados Unidos tivessem se fragmentado. Os historiadores dizem que ele foi um mestre em superar empecilhos e derrotas porque ele era apoiado pela crença de que estava do lado certo, e sua positividade era o combustível para não desistir e nem ceder a pressão.

Por pior que seja o cenário, se acreditamos que estamos no caminho certo, devemos seguir em frente, mesmo que os obstáculos pareçam intransponíveis, pois é só aparência, contudo, também precisamos ser humildes em reconhecer quando tomamos o caminho errado.


Pois bem, o que posso dizer é que as atitudes acima descritas, tem me auxiliado muito na condução de minha vida, seja ela profissional ou pessoal. 

Espero que também possa servir para você, que possa ser o combustível que lhe impulsione para uma nova realidade e para novos objetivos.

Somente tive certeza de que tudo que precisava para ultrapassar os obstáculos estava dentro de mim, quando comecei a trabalhar todos estes conceitos de forma disciplinada, e foi em um momento critico, pois não conseguia enxergar a luz no final do túnel. 

Não foi a forma mais fácil de aprendizagem, mas foi a mais eficaz. 

Por isso não importa o tamanho da dificuldade que pode aparecer em seu caminho, tenha certeza que você tem tudo que precisa para supera-la, confie em você, tenha paciência e perseverança, pois tudo nesta vida é passageiro, e tudo que vivenciamos é um grande aprendizado para que possamos sair daqui melhor do que quando chegamos! 


Sejam felizes!

Share this:

Comentários

0 comentários:

Postar um comentário