Você quer aumentar sua chance de ter sucesso? Então administre sua energia!



Sabemos que o dia tem 24 horas, ele é fixo, não muda, sempre será assim. Existe um ditado que diz que quem trabalha não tem tempo de ganhar dinheiro, e, apesar do tom de piada, ele tem uma base de verdade.

A nossa cultura admira e encoraja aquele que deposita todo seu interesse no trabalho, e provavelmente, você conhece alguém, ou quem sabe até você mesmo, que coloca todo o seu tempo focado no trabalho.  Parece estar sempre ocupado, com uma agenda programada sem flexibilidade, sempre correndo, olhando o email, olhando o telefone, trabalhando 12, 13 ou mais horas diária.

Pode ser que você realmente tenha sucesso, mas a realidade demonstra que nem sempre isto é uma verdade. A experiência mostra que os “viciados” em trabalho são muito mais propenso a beber mais que a média, terem maior incidência de doenças relacionadas ao stress, e uma grande propensão para a separação e/ou divorcio.

É claro que as pressões vividas pelos gestores no mundo corporativo ficam cada vez mais fortes e perceptíveis, pois a condição atual é fazer muito mais com menos tempo e menos equipe.

Quando entramos nesta “roda viva” perdemos a nossa capacidade de julgamento, ficamos mais propensos ao erro, aos acidentes, e a desempenhar nosso papel de forma mediana, ou em alguns casos de forma sofrível.

Sei muito bem que não é fácil encontrar uma nova forma de administrar o tempo, já estive deste lado, e quando era executivo sênior nas grandes corporações por qual passei, trabalhando em média 14 horas por dia, não conseguia enxergar este problema, porque estava 100% do tempo literalmente correndo atrás dele, e o pior de tudo, achava que estava certo e que o tempo não podia ser desperdiçado com o ócio.

Leonardo da Vinci já havia notado que: “é um ótimo plano ter um tempo para relaxar um pouco, porque quando você volta ao trabalho, seu julgamento estará mais confiante, pois ficar muito tempo no trabalho fará você perder sua condição de julgamento”.

Loehr e Schwartz verificaram em seus estudos que o padrão, o qual denominou de “oscilação”, é o padrão natural de ação e recuperação, e que frequentemente tentamos passar por cima desse padrão no trabalho ao depender dos hormônios de estresse e da cafeína, fazendo com que o corpo revide por meio do enfraquecimento da saúde e da alteração do estado de animo, surgindo à impaciência, raiva, egoísmo e a insensibilidade com relação aos outros.

Para mim era muito duro, e ainda é de certa maneira, fazer alguma coisa diferente do que trabalhar de segunda a sexta. Sentia um desconforto, um peso na consciência por não estar trabalhando, mas ao mesmo tempo, havia uma pressão interna para que eu estivesse mais próximo do esporte que elegi como hobby, que é a equitação.

Depois de muita tentativa, um dia resolvi começar o dia com uma ida a hípica e trabalhar um pouco com o cavalo. Foi uma surpresa, apesar de todos os dilemas, aquele dia foi muito bom, e o melhor, meu desempenho no trabalho foi realmente diferente, inclusive notado pelos meus pares e equipe.

Passei uma hora do meu dia, sem pensar nos problemas, e isto para mim, somente acontece quando estou em cima do cavalo, pois quando vou caminhar ou praticar outro exercício, consigo manter a concentração nos primeiros 10 minutos, depois minha mente volta para os problemas cotidianos.

Entendi que o corpo e a mente é uma coisa só, e uma atividade física faz com que o cérebro receba mais sangue e oxigênio, auxiliando a raciocinar melhor, e gerando um melhor bem estar. Você fica mais focado, e os objetivos e as soluções ficam mais claros e transparentes.

Da mesma forma que desenvolvemos nossos músculos, podemos e devemos desenvolver nossa flexibilidade emocional, que é a habilidade de gerenciar varias emoções sem que sejamos rígido e defensivo. Loehr e Schwartz definem que um grande fator para o sucesso é muito ligada a nossa capacidade de lidar e superar as adversidades, e a isto chamaram de resistência emocional, obtida durante os momentos de recuperação.

Mesmo sabendo que os empregos são cada vez mais voláteis, você precisa estar comprometido com a empresa para qual esta trabalhando, contudo, você precisa, antes de qualquer coisa, estar comprometido com você.

Quando estiver preparando sua agenda, administrando o seu tempo, reserve alguns momentos do dia para que você possa recuperar sua energia.  Reserve um tempo para você fazer aquilo que lhe proporciona motivação, prazer e satisfação, pois isto fará com que você possa ser muito mais produtivo e motivado, em suas atividades profissionais diárias.

A pessoa que tem consciência de seus reais propósitos, de seus objetivos de vida, de sua contribuição para a sociedade, se mantém motivado e comprometido com seu equilíbrio de extravasar energia e da necessidade de tempo para sua renovação.

Então antes de administrar seu tempo, administre sua energia!

Share this:

Comentários

0 comentários:

Postar um comentário