Empreendedor, aqui vão algumas dicas para sobreviver em 2015!


Com todas as notícias que estamos vendo nos noticiários, não preciso nem falar que 2015 será um ano de muitos desafios para os pequenos e médios empreendedores. Alta dos impostos, inflação no limite, consumidor endividado, alta dos juros e medo do desemprego, tudo isto resultará em um mercado mais retraído.

O sinal mais claro desta retração são os prognóstico para o crescimento do PIB que tendem a zero, que ao meu ver, tem grandes chances de ficar negativo. Não podemos esquecer que a seca ainda não esta totalmente precificada, e com certeza irá atingir diretamente o bolso do consumidor.

É claro que, com tudo isto, a expectativa dos empreendedores não poderia ser otimista. O índice de confiança do pequenos e médios empresários, medido pelo IC-PMM neste inicio de ano, em comparação com o último trimestre de 2014 é negativo, o que significa que mercado espera uma expansão negativa das vendas e com isto, uma redução dos investimentos.

As pequenas e médias empresas são as que mais sofrem neste período de restrição de mercado, pois normalmente são as que estão menos preparadas, gerencialmente falando, para sobreviver em períodos turbulentos. 

Muitas vezes, estas empresas não contam com uma estrutura adequada de monitoramento financeiro do desempenho de caixa e resultados, nem com um sistema de custos, e nem com um planejamento eficaz, por desconhecimento do empreendedor, ou por ele achar que não são importantes.

Para aqueles que querem aumentar a chance de sobreviver às turbulências deste ano, aqui vão algumas dicas:

  1. Planeje o fluxo de caixa com um horizonte de pelo menos 90 dias, 
  2. Faça uma previsão das vendas para os próximos 12 meses, considerando a existência de três cenários distintos: Otimista, pessimista e moderado,
  3. Ajuste os custos e despesas ao cenário pessimista de forma a estar preparado para o pior cenário,
  4. Entenda o seu mercado consumidor e as necessidades de seu cliente, para que você possa traçar um plano de vendas baseado no cenário otimista, 
  5. Inovação, em todos os sentidos, deve fazer parte de sua agenda,
  6. e por último, disciplina e siga o plano.
Se tiver duvidas em como fazer, procure um especialista, lembre-se é uma questão de sobrevivência!

Seja feliz!  



  



  

Share this:

Comentários

0 comentários:

Postar um comentário