Você está preparado para os novos desafios profissionais?

Acho que é claro para todos, que uma nova economia esta surgindo, e com ela um novo modelo de se fazer negócios, também.

O Prof. Peter Drucker disse que: “O comércio eletrônico criou uma nova geografia mental, onde a distancia foi eliminada, criando uma nova e distinta dinâmica para a economia, sociedade e política mundial”.

É necessário compreender, que apesar do dinamismo resultante dos processos informatizados nas organizações, nada mudou até o advento do comércio eletrônico. Os sistemas informatizados apenas permitiram uma maior eficiência no processamento, (volume e velocidade), dos serviços que eram realizados manualmente.

Apesar disto, as empresas tem sido estruturadas, administradas e gerenciadas, como eram as empresas do século XVIII, na fase pós-revolução industrial. Não houve grandes mudanças nem na forma de liderança e nem na dinâmica de tomada de decisões, as quais continuaram hierarquizada e de alguma forma centralizada.


Empresas, organizadas neste formato, estão se tornando obsoletas rapidamente, pois as necessidades para se manter competitiva em um mercado altamente globalizado, necessita de um novo modelo organizacional, como também de um novo modelo de decisão e o mais importante, um nova forma de gestão dos recursos humanos.

Hoje já não é mais necessário contar com uma presença física para atuar no mercado, basta ter um eficiente processo de logística e distribuição, que possa entregar o produto e/ou serviço, na qualidade e no tempo requisitado pelo cliente.

A corporação desta nova economia, deverá ter as seguintes características básicas:
  • Estruturada em centros de trabalhos descentralizados, operando em uma plataforma virtual. Grandes e centralizados escritórios já não faz mais sentido em relação custo e benefício,
  • Organização enxuta, com uma dinâmica de decisão matricial, baseado em um modelo hierárquico, o mais "plano" possível,
  • Equipes multidisciplinares, operando em ciclo de negócios, não mais baseados em departamento,
  • Sua operação será formada por uma grande rede de parcerias integradas e globalizadas, com isto os processos de negócios serão mais flexíveis e virtuais, e executados em sua grande maioria de forma remota,
  • Grande foco nos processos de inovação, condição primária para a perpetuidade da empresa,
  • e uma gestão de pessoas com forte incentivo ao empreendedorismo, motivadas a correr riscos na busca de seus objetivos. 
Baseado nisto, podemos dizer que os empregos, a forma de remuneração e o relacionamento empresa-empregado, como conhecemos hoje, estão com seus dias contados. Eles deverão acompanhar as novas necessidades, e não é por acaso que esta nova geração de profissionais que estão chegando no mercado, já tem uma visão diferente, não reconhecendo mais o modelo de hierarquia das necessidade de Maslow como sendo uma verdade. 

Esta nova geração de profissionais são mais imediatistas, mais conectados, com boa capacidade multitarefa e com forte visão global. Buscam qualidade e conforto no ambiente de trabalho, e não se preocupam em estar ligados a uma empresa por muito tempo.

Então, podemos dizer que o profissional adequado para esta nova organização, deverá estar apto em trabalhar com equipes matriciais, onde algumas vezes será o líder e em outras o liderado, muitas vezes atuando de forma remota, conectado através de uma plataforma virtual. 

Deverá também, se sentir confortável com ambientes mais flexíveis, menos formais, e muito mais dinâmico, sem um padrão de horário e local pré-estipulado. Apesar de ser um especialista, deverá também, ter uma visão generalista dos ciclos de negócios e também de suas conexões e interfaces. E também é esperado, que este profissional trabalhe
fortemente baseado em objetivo. 

Rotina, possivelmente será coisa do passado.

A pergunta é: E você está preparado para este novo desafio? Se não estiver, é melhor então se preparar, pois isto não é futuro, já esta acontecendo....


.

Share this:

Comentários

0 comentários:

Postar um comentário