Empreendedor, na crise qualquer ação pode ser tarde!

É normal em tempos de crise ver uma serie de artigos sobre quais ações o empreendedor deve tomar para obter equilíbrio financeiro e sobreviver à crise econômica ou de mercado. 

Será que isto resolve? É o momento correto?

Com certeza este não é o momento propicio para isto, pois qualquer movimento durante a crise é uma ação reativa, e nem sempre é racional, podendo inclusive piorar a situação.

O filósofo e general Sun Tzu, em a Arte da Guerra, sugere que:



"Na guerra se preparar para a paz, e na paz se preparar para a guerra"

O momento para se preparar para crise, é quando não estamos em crise, simples assim. As ações tomadas desta forma, são proativas, racionais, planejadas, e com muito maior possibilidades de sucesso.

É muito importante que o empreendedor olhe para dentro da empresa, e identifique ajustes para reduzir custos e despesas desnecessárias. Isto deve ser realizado continuamente, e a empresa deve contar com um sistema de informação que possa indicar o seu desempenho financeiro.

Com base nestas informações, o empreendedor poderá tomar decisões inteligentes e alinhadas à estratégia de crescimento e expansão, tornando a empresa muito mais protegida e preparada para as crises de mercado.

Não deixe isto para o momento de crise, faça agora! 


 

Share this:

Comentários

3 comentários:

  1. Analisemos o conteúdo da sabedoria dessa mensagem!

    ResponderExcluir
  2. As crises, quando consideras irrelevantes, devem ser cuidadosamente analisadas, para que não se tenha decepções no futuro. Ela precisa ser superada com vontade!

    ResponderExcluir
  3. Até quando as coisas estão indo bem temos que entender porque...

    ResponderExcluir