Você escolhe: Crise ou oportunidade!

Todas as pesquisas reforçam que a economia brasileira esta perdendo fôlego, e esta crise deverá se aprofundar no ano de 2016. Os empreendedores que não estiverem preparados devem passar por momentos bem difíceis.

O momento é preocupante, contudo, faz parte da vida do empreendedor. É importante se preparar de forma contínua, se fortalecendo em momentos de expansão econômica para que em momentos de crise possa procurar caminhos para se manter no mercado, ou quem sabe, até crescer. Não se esqueça que é na crise que encontramos as melhores oportunidades.

Ter um negócio próprio é superar problemas e desafios diariamente, por isso, o empreendedor precisa buscar a eficiência continuamente. Vejamos alguns atributos que todo empreendedor deve prestar atenção para sobreviver à crise:

1 - Enxergue o que esta acontecendo no mercado e também em sua empresa. Faça um diagnóstico, determine os pontos fortes e fracos, identifique os problemas e obstáculos, e crie estratégias para superá-los.

2 - Conheça a dinâmica de geração de caixa de sua organização e, de forma organizada, elabore um plano de caixa. Analise sua capacidade de pagamento a médio prazo.

3 - Esteja sempre preparado para mudar e negociar. Estabeleça prioridades, negocie com credores e mude o perfil da divida.

4 - Reavalie o preço de vendas em base sólidas, mas antes de aumentar o preço, negocie com os fornecedores, reduza ao máximo os custos fixos, e tenha em mente, que em momentos de crise, pode ser importante abrir mão de parte da margem de lucro.

5 - Tenha sempre números confiáveis da empresa em mãos, saiba trabalhar com a demonstração de resultado e com o balanço patrimonial.

Share this:

Comentários

2 comentários:

  1. Excelente! Esse texto nos oferece oportunidade de inúmeras reflexões importantes, em especial para a travessia das turbulências do mercado atuais.

    ResponderExcluir