Empreendedorismo, um exercício diário de superação!

As pequenas e micro empresas estão diante do difícil desafio de sobreviver num momento em que pairam muitas incertezas sobe a economia brasileira. Os sinais são de que o país está passando por uma recessão de longa duração. Existem muitas incertezas no ar, deixando nebuloso o que poderá vir mais adiante.

Com certeza, este é um momento delicado e crucial para as empresas, e principalmente para os empreendedores, que devem encontrar caminhos para passar, ou quem sabe, até prosperar neste turbulento cenário turbulento. 

Não se pode esquecer que a crise tem seu lado positivo, ela é o combustível da mudança e da inovação. Ao mesmo tempo que se fecham algumas portas, outras se abrem. O importante é que a empresa esteja preparada e conectada para passar por esta porta, e assumir estes novo espaço.

Continuamente deve ser realizado um exercício continuo para a identificação das vulnerabilidades e dos pontos fortes da empresa, de maneira que, com ações coordenadas, seja possível neutralizar o pontos fracos, ao mesmo tempo, potencializar os pontos fortes, criando desta forma um diferencial para o mercado.

O empreendedor necessita sair de sua zona de conforto. Precisa "olhando fora da caixa" repensar a empresa, criar novos horizontes, e partir disto, investir em novas oportunidades ou novos modelos de negócio. Precisa aprender a ter um olhar mais estratégico e não olhar somente para o micro mundo das atividades do diárias. 

Precisa ter visão de longo-prazo, enxergar além das montanhas.

Alguns podem pensar que isto é impossível, digo que não é, mas reconheço que não é fácil e nem simples, é bem complexo, contudo, não é impossível. 

É empreender tem riscos, nem sempre são pequenos. O empreendedor deve ter a condição de se desafiar e se superar constantemente. A auto-motivação também deve fazer parte da vida de todo empreendedor, pois é o que move diante das perdas e dos fracassos.

O empreendedor deve reconhecer que não infalível, e ter a humildade de buscar ajuda especializada quando for necessário. 

Aprender com os desafios e com as turbulências da crise, nos faz melhores pessoas e melhores empreendedores.

  

Share this:

Comentários

0 comentários:

Postar um comentário