Futuro empreendedor, não empreenda pela emoção!

Conforme a pesquisa Global Entrepreneurship Monitor Brasil de 2014, 61% da população não deixaria de se envolver com a criação de um novo negócio devido ao medo de ter um fracasso. Em tempos de crise, como este que estamos vivenciando, existe uma grande tendência de profissionais que estão no mercado, investir parte de sua rescisão, ou de sua reserva em um negócio próprio.

Segundo o Sebrae 27% do produto interno bruto são oriundos de companhias de menor porte, o qual gera 17 milhões de empregos, representando 52% dos empregos com carteira assinada.

Não podemos negar que somos um país de empreendedores, contudo, de empreendedores de baixo desempenho,(vejam o post neste blog de dezembro de 2013)  pois em média 60% os empreendimentos não conseguem completar cinco anos, fecham as portas antes disto. 

Sou um defensor do empreendedorismo, pois, acredito que somente através dos pequenos e médios negócios é que conseguimos movimentar a economia de forma positiva, levando prosperidade para seus cidadães, mas, para isto, é de suma importância que o futuro empreendedor faça sua lição de casa primeiro.

A emoção do momento do desemprego não deve ser o motivador da tomada de decisão de empreender. Esta decisão deve ser muito bem planejada e fundamentada. (veja o post neste blog Quer iniciar um empreendimento? Antes responda estas 20 questões)

Empreender, requer uma entrega total, se abdicando muitas vezes de seu hobby ou outras atividades que são parte de sua rotina. Sua vida passará a girar em torno do empreendimento, 24 horas, 7 dias por semana!

Importante salientar que pelo menos nos anos iniciais do empreendimento, você dará adeus a férias, feriado, finais de semana, 13º salário, e muitas vezes até o seu salário (pró-labore), por isso a importância de um bom planejamento do fluxo de caixa seu pessoal e do empreendimento.

Não espere retorno rápido, tenha paciência e persevere, não desista diante do primeiro obstáculo ou situação de dificuldade. Lembre-se a experiência obtida como executivo em uma empresa não é suficiente para empreender, estou cansado de ver profissionais de alto desempenho no mundo das grandes corporações fracassarem na condução de pequenos empreendimentos.

Procure apoio especializado, o Sebrae tem diversos programas de apoio ao micro e pequeno empreendedor, ou então busque um serviço de mentoria em gestão para PMEs, lá na CrossOver oferecemos este tipo de apoio ao empreendedorismo.

O recado que quero deixar é que, sim acredito que empreender, nesta nova sociedade que está em formação, será a única condição para os profissionais, contudo, não se deixe levar pela emoção, empreender é uma filosofia e forma de vida, requer novos conhecimentos, muita dedicação, uma enorme dose de inovação, e muita humildade para reconhecer os erros e as limitações!  

Share this:

Comentários

1 comentários: