Cuidado em empreender na crise!

Empreender é parte integrante de qualquer sociedade, seja em mercados desenvolvidos ou nos emergentes. Podemos dividir o movimento de empreender com base em seu fator de motivação, de forma que, temos o empreendedor motivado pela oportunidade, e o empreendedor motivado pela necessidade.

No primeiro caso, empreender por oportunidade, o processo é melhor estruturado, planejado e executado respeitando um tempo maior de maturação para o inicio de retorno do capital investido.

Empreender por necessidade, é o movimento que tem um crescimento importante,  quando nos deparamos com uma crise econômica ou retração de mercado, onde as pessoas procuram empreender como resposta ao desemprego.

Esta segunda forma de empreender tem uma tendência maior de não ter sucesso, pois, o individuo não se preparar e nem estrutura o negócio de forma apropriado. 

Aliado a isto, ele investe um capital, fruto muitas vezes do processo de rescisão, o qual tem um papel importante para a manutenção do empreendedor e de sua família. Pela emoção, se investe recursos de curto-prazo  em empreendimento com maturação e retorno a médio e longo-prazo, impactando negativamente no fluxo de caixa do empreendedor, podendo criar dificuldades de subsistência, do empreendedor e consequentemente do empreendimento.

Uma significativa parte, entre 50% a 60% das micro e pequenas empresas não chegam ao quinto ano de vida, muito devido a falta de preparo do empreendedor em planejar e controlar as operações.


Se me permite um conselho, não empreenda pela emoção e nem de forma tempestiva.  Primeiro concentre suas energias para conseguir uma nova colocação,  para que após isto, de forma paralela, você possa planejar e estruturar o seu empreendimento. 


Share this:

Comentários

2 comentários: