O profissional em um mundo em mutação.


"Uma vez que somos jogados para fora de nossos rumos habituais, pensamos que tudo esta perdido; mas só ai que o novo e o bom começam" Leon Tolstói


O mundo esta passando por mudanças estruturais profundas, com grande impacto no ambiente de negócios, no social e no político. Todo processo de mudança é gerado através da insatisfação, observada e vivenciada, com uma situação qualquer, seja na vida política de um país, no mercado de negócios ou nas atividades de um sociedade.

É isto que temos presenciado em todo o mundo. Esta mudança não é algo que esta concentrado, muito pelo contrário, ela esta globalizada, de tal forma que atinge todas as culturas, sejam ocidentais ou orientais.

Todo este pessimismo, intolerância, negativismo advêm da dificuldade do ser humano lidar com o novo. Nós temos a tendência de encontrar e nos colocarmos em uma zona de conforto e fazemos de tudo para não sair dela, resistimos até a ultima gota de nossa energia.

Ainda queremos ter o "way of life" de outrora, como se nada tivesse mudado nos últimos 100 anos. Criamos uma realidade para nossas vidas que já não faz sentido, que não cabe neste novo mundo que se aproxima. Isto acontece em nossa vida social, como na vida profissional. Vejo discussões acaloradas sobre sistemas de governos do inicio do século passado como se fosse importante nos dias de hoje, como se fosse uma solução para o momento que vivemos.

Também existem empresas que querem continuar existindo e sendo gerenciado como outrora, não enxergando, ou pior negligenciado, tudo o que esta ao seu redor. Neste processo esta também o profissional, em seu "quadradinho", imaginando que é assim que deve ser, que nada irá mudar, pois sempre foi assim, porque mudar agora?

Estas empresas estão fadadas a desaparecer e este profissional eternamente desempregado, pois perdeu o "timing" para trabalhar em sua empregabilidade. Já vimos isto acontecer em menores proporções no momento que a tecnologia de TI chegou no processo produtivo.

Vejamos, as agências bancárias tendem a desaparecer, pois todo o processo acontecerá no mundo virtual. O dinheiro em papel ou metal, como conhecemos já é passado, e a novidade sera a criptmoeda descentralizada denominada de bitcoin. Os cartões plásticos de crédito e/ou débito  também tem seus dias contados, pois hoje já existem os cartões localizados nos aparelhos móveis como o smartphone. As frentes de loja com caixa registradora desaparecerão, pois existirão barreiras ou portais inteligentes de leitura do que esta no carrinho, que será debitado automaticamente em seu smartphone.

Isto para não falar nos veículos autônomos, nas residencias inteligentes e autossustentareis, na robotização com inteligencia virtual nos trabalhos produtivos, na prestação de serviços básicos e burocráticos através de algoritmos, e assim por diante.

Observem quantas funções e quantos negócios deixaram de existir se não observarem estas mudanças e a partir disto direcionar para outro caminho.

O profissional hoje deve ter a capacidade de pensar fora da realidade, encontrar a solução de problemas que ainda irão existir, e isto não é pensar fora da caixa, mas dentro da situação. A professora Rosabeth Kanter da Havard Business School, diz que momentos de mudança exige nova idéias, mas muito maiores do que uma simples caixa. Ela acredita que grandes saltos futuros virão de líderes que pensarem fora de um "edifício" repleto de caixa. 

As universidade continuam a formar profissionais bons para o século passado, mas totalmente inapto para as empresas do futuro. 

As empresas serão cada vez mais virtuais, atuando em ecossistemas interligados, com cadeia de valor baseado em uma economia de relacionamento e parceria, e o crescimento será inspirado em propósitos que irão alinhar o capital e o social. 

O profissional para esta nova empresa deve ser eclético, automotivado, multifuncional, ter visão global, inovador, transitar bem em estruturas matriciais, onde em alguns momentos será o líder e em outros será o liderado. Deverá lidar com a diversidade cultural e ter visão colaborativa, pois muitos dos negócios serão na forma colaborativa.

Sejam felizes!

 

Share this:

Comentários

2 comentários:

  1. Parabéns pelo texto Pardini. Mesmo com todas as evidências que temos, vejo ainda profissionais experientes, que não querem sair dá zona de conforto, e dificultam a evolução irreversível do mercado.

    ResponderExcluir
  2. Obrigado. A miopia está tanto na empresa como no profissional, infelizmente

    ResponderExcluir