O sucesso do empreendedorismo passa pela proteção do caixa.


Como já disse em outros posts, a nova economia estará muito mais propicia para que os profissionais estejam mais voltados para o empreendedorismo do que para um emprego formal. Empregos como conhecemos estão em caminho de extinção.

Empreender não é simples e precisa de uma boa dose de resiliência e perseverança por parte do empreendedor. Não acredite somente nas histórias de sucesso, pois existem muito mais insucessos do que sucesso. 

É o risco de empreender! Não tem como fugir.

Não basta ter vontade, e nem somente "tino" comercial. Tenho visto muitos bons negócios, naufragarem pela falta de estrutura do empreendedor em reconhecer que precisa de muito mais do que isto para ter sucesso.

Atualmente, empreender poderá ser, para alguns profissionais, a única saída para o desemprego. É uma decisão difícil a qual será tomada em um momento de forte emoção, então todo cuidado é pouco.

Recomendo que leiam dois posts de outubro  e novembro de 2013, o primeiro com o título: Você já pensou em ter seu negócio próprio? e segundo: Quer iniciar um empreendimento? então antes responda esta questões. 

Para que exista uma maior chance de sucesso, não ignore alguns itens de gestão, se não sabe ou tem alguma duvida, pergunte a um profissional, não tenha receio.

Escolha algo que você goste, que tenha aptidão. Cuidado com franquias, estude muito, fale com franqueados, não tome decisão sem antes ter se cercado de todas as informações.

Elabore um plano de negócio, simples, mas que você consiga ter uma visão realista do valor de investimento e de seu retorno. Lembre-se, nos primeiros doze meses você não irá conseguir ter algum ganho para sua sobrevivência.

Outra coisa, dinheiro em banco não é lucro! Ele pode estar comprometido no fluxo financeiro da empresa, então tenha controle deste fluxo através de um relatório simples onde sejam visualizados dois pontos importantes: 1 - os valores a receber, real e estimado, 2 - os desembolsos conhecidos e também estimados. Ambos para um prazo de 30 a 60 dias.

Cuidado com a formação de preço, pois é muito normal chegar em uma empresa e deparar com preços negativos e/ou com margem muito diferente do que o empreendedor pensa que tem.

O primeiro sintoma de que algo esta errado, podendo ser devido a precificação equivocada, é a falta de dinheiro contínua para fazer frente às obrigações. 

Uma forma de controlar isto, além de ter um processo estruturado de formação de preço de vendas, é elaborar mensalmente um demonstrativo de resultado, de forma que possa conhecer a margem de contribuição e o resultado operacional, lucro ou prejuízo.  Não tem contabilidade? Então monte este controle pelo regime de caixa, de forma hibrida, com as vendas faturadas e com as despesas pagas. 

Observem que são dois controles de extrema importância para que você possa tomar as ações necessárias para o equilíbrio financeiro do empreendimento. 

Tenha em mente que o "quebra" uma empresa é a falta de dinheiro, e não a falta de lucro! Dinheiro é fato, ou você tem ou não tem!

Então proteja o caixa da empresa, a médio e longo prazo!

Boa sorte!

Share this:

Comentários

0 comentários:

Postar um comentário