Processos de mudança acontecem e sempre acontecerão!



Se considerarmos que tudo se transforma, e que esta transformação é base para a evolução, podemos afirmar sem medo de errar que para manter a competitividade, seja na empresa ou para o individuo, é necessário sair do lugar comum, mudar, evoluir.

A resistência à mudança é parte do seu humano, quando entramos em nossa zona de conforto, é muito difícil sair. Como as corporações são constituídas por pessoas esta resistência à mudança acaba se tornando um valor cultural, podendo criar uma grande restrição à transformação e desempenho da organização.

A historia nos demonstra que diversas corporações que por miopia e resistência a mudança, ou pereceram ou passaram por muitas dificuldades até se restabelecerem em um novo patamar de negócios.

É interessante ver como as pessoas e/ou organizações criam racionais para não mudar, e vão vivendo esta mentira até dar conta que já não existe mais tempo para mudar, já é tarde. A operação esta deteriorada de tal maneira que sua recuperação é muito custosa e dolorida.

O mesmo acontece com os profissionais, trabalham em seu ritmo, tão focado em suas atividades diárias que não enxergam as mudanças no mundo dos negócios, mudanças estas que requer novas competências e habilidades dos executivos, tornando estes profissionais dedicados, que muitas vezes deixam suas famílias em segundo plano, ficando obsoletos para as novas necessidades do mercado, e quando isto acontece, o impacto é grande e muitas vezes irreversível.

Mudanças é um processo de transição entre uma situação atual e uma situação futura, e para que isto aconteça é necessário um planejamento, é um processo estruturado que deve levar em consideração as dimensões organizacional e pessoal.

A principal função do líder neste caso é criar um “desconforto” com a situação atual, definir e comunicar de forma clara a visão de onde a empresa esta, qual o caminho que deve seguir, qual a dimensão de tempo, recursos necessários e quais os riscos envolvidos neste caminho.

O monitoramento das atividades é importante para a manutenção do programa de mudanças, pois aspectos políticos e barreiras culturais são barreiras a serem transpostas, e podem alterar a velocidade e a orientação das mudanças.

Projetos de mudança requerem dos executivos a tomada de decisões difíceis e muitas vezes dolorosas, que normalmente já eram conhecidas, mas muitas vezes postergadas ou ocultadas.

Para o individuo, mudar de habito também exige sacrifícios, e muitas vezes esta mudança somente ocorre devido a alguma ruptura no “status quo”.
Isto me faz lembrar de uma pequena história que li em livro chamado – O que podemos aprender com os Gansos, do Alexandre Rangel, que certa vez um monge e seu discípulo estando em viagem pediram pousada em uma casa ao longo do caminho e na hora do jantar lhe serviram leite. O monge observou que a família era saudável, os campos eram férteis, com bastante espaço para a lavoura, mas em toda a terra somente pastava uma vaca de onde vinha o leite. Despediram-se e seguiram viagem, o monge observou no caminho que a vaca pastava a beira de um precipício e solicitou ao discípulo que empurrasse a vaca no precipício e o discípulo mesmo transtornado  cumpriu com a solicitação.

Depois de alguns anos o monge e o discípulo passaram por aquelas paragens e novamente pediram pousada naquela casa, e observaram que alguma coisa havia mudado, havia plantações, animais pastavam nos campos e todos se ocupavam com alguma tarefa. Na hora do jantar fora servido uma comida excelente. 

No outro dia o monge e o discípulo se despediram e agradeceram a acolhida, e no caminho o Monge disse ao discípulo, que se não tivessem jogado a vaca no precipício esta família nunca se desenvolveria, a mudança veio da necessidade.

Alguns podem se identificar com esta parábola, onde as mudanças em suas vidas somente aconteceram quando foram forçados a isto.  Outros com certeza um dia também serão levados a mudar, quem sabe de uma maneira menos sofrida.

Tenha em mente que um dia será chamado para a mudança, sem exceção, isto é parte da evolução!

Sejam felizes!

Share this:

Comentários

0 comentários:

Postar um comentário