A gestão estruturada das incertezas é vital para o sucesso de uma organização!

As incertezas estão sempre presentes nas organizações empresariais, seja esta empresa  de que tamanho for. A diferença entre o sucesso e o fracasso esta centrada em como a organização lida com as incertezas.

Primeiro de tudo precisamos conhecer as incertezas, e identificar os riscos inerentes, sabendo que, a diferença entre incerteza e risco é que o risco pode ser mensurado e a incerteza não. 

No caso das incertezas, as ações para sua minimização são tomadas de forma subjetiva, baseado muitas vezes em experiências passadas, e ou no "felling" do gestor.

Felizmente, boa parte das vezes, existe a possibilidade medir a probabilidade de ocorrência e o impacto deste evento nos resultados da empresa. Desta forma, com base na avaliação desta matriz, o gestor poderá avaliar e decidir qual a resposta que será dada a este risco, que pode ser desde não fazer nada, aceitar o risco, até implantar um sistema de controles internos, tudo dependerá do apetite a risco da organização.

Um bom sistema de controles internos, estruturado e organizado, cria condições fundamentais para que a organização possa atingir seus objetivos estratégicos
Infelizmente, boa parte das empresas que hoje se encontram em dificuldades, um dos motivos é porque não dispensaram os cuidados necessários para uma gestão estruturada de risco. 


Em ultima analise, um sistema de controles internos eficientes, gera economia para ser aplicada em inovação, combustível para o crescimento e expansão sustentável da empresa!

Share this:

Comentários

0 comentários:

Postar um comentário