As incertezas estão sempre presentes nas organizações empresariais, seja
esta empresa de que tamanho for. A diferença entre o sucesso e o fracasso esta centrada em como a organização lida com as incertezas.
Primeiro de tudo precisamos conhecer as incertezas, e identificar os riscos inerentes, sabendo que, a diferença entre incerteza e risco é que o risco pode ser mensurado e
a incerteza não.
No caso das incertezas, as ações para sua minimização são tomadas de forma subjetiva, baseado muitas vezes em experiências passadas, e ou no "felling" do gestor.
Felizmente, boa parte das vezes, existe a possibilidade medir a probabilidade de ocorrência e o impacto deste evento nos resultados da empresa. Desta forma, com base na avaliação desta matriz, o gestor poderá avaliar e decidir qual a resposta que será dada a este risco, que pode ser desde não fazer nada, aceitar o risco, até implantar um sistema de controles internos, tudo dependerá do apetite a risco da organização.
Um bom sistema de controles internos, estruturado e organizado, cria condições fundamentais para que a
organização possa atingir seus objetivos estratégicos
Infelizmente, boa parte das empresas que hoje se encontram em dificuldades, um dos motivos é porque
não dispensaram os cuidados necessários para uma gestão estruturada de risco.
Em ultima analise, um sistema de controles internos eficientes, gera economia para
ser aplicada em inovação, combustível para o crescimento e expansão sustentável da
empresa!
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