Wednesday, December 31, 2014

Faça 2015 realmente diferente, só depende de você!


O final de ano é um momento interessante, é uma época que nos faz refletir e rever tudo que aconteceu em nossas vidas durante o ano que se finda. É um tempo onde renovamos nossas esperanças, construímos planos e definimos novos projetos.

Infelizmente, em sua grande maioria, toda esta esperança, planos e projetos, acabam com o final das comemorações, algumas até duram um pouco mais, mas são esquecidas no retorno da rotina.

Temos uma resistência muito grande à mudança, isto faz parte da nossa condição de seres humanos. Entramos em nossa zona de conforto, e independentemente, se é uma situação boa ou não, resistimos em sair dela.

Reclamamos que nada de novo acontece, que não temos sorte, que a empresa não é boa, que o chefe é difícil e assim por diante, mas o pior de tudo, é que buscamos encontrar a culpa desta situação, em outras pessoas e/ou situações. 

Não existe ano novo, se não nos renovarmos. A decisão de ficar a deriva, apenas "sobrevivendo" ou então tomar as rédeas e viver a vida em sua plenitude, é sua, e somente sua, de mais ninguém.

Aproveite este momento de esperança que preenche nosso sentimento e ambiente, e faça um ano realmente novo, fazendo coisas novas, saindo do lugar comum, deixando de lado tudo aquilo que não lhe traz felicidade, aquilo que te faz mal, que não agrega nada de bom e positivo em sua vida.

Viva a sua vida, e não a dos outros!

Não faça somente planos, coloque eles em ação, se comprometa com você, faça acontecer, não desista no primeiro obstaculo. Supere seus medos, suas dificuldades, suas fraquezas, a vida é muito curta para nos preocuparmos com as pequenas coisas.

Exercite mais a paciência, a gentileza, a determinação, o perdão, a humildade. Ame mais, vibre mais, trabalhe mais!

Faça a diferença para você, para sua família, para seus amigos, para sua comunidade! Encontre a felicidade nas pequenas coisas, na simplicidade, no amanhecer, no anoitecer, na natureza, no acordar, no trabalhar, pois a felicidade não é uma condição, e sim a maneira de como vivemos e vemos a vida! 

Não tenha medo, acredite mais em você, tenha mais fé na vida, mantenha sempre o foco, pense mais positivamente. 

Encare os momentos de turbulência e dificuldades como parte de sua vida, entenda que são momentos de aprendizagem onde lapidamos o nosso espirito, momentos que evoluímos, e que fortalece o nosso ser!

Faça um 2015 realmente diferente, e isto somente depende de você!

Feliz ano novo, Feliz vida nova!












Friday, October 24, 2014

Acredite em você, não desista de seus sonhos!

Existem momentos em nossas vidas que nos sentimos sem rumo, perdidos, derrotados. Perguntamos qual o motivo de tudo isto, da razão de estar passando por isto se sempre procuramos agir corretamente. São momentos causados normalmente por perdas, frustrações, doenças, demissões.

Todos nós passamos, ou iremos passar por momentos turbulentos, faz parte da vida, não é possível fugir disto. O que precisamos é saber passar, pois é apenas um momento, ele vai passar. Você pode ficar parado se lamentando ou então encarar de frente a situação e muda-la.

Para mim existem dois tipos de pessoas, aquelas que não estão contentes com a sua situação e não fazem nada além de reclamar, e aquelas que não estando feliz com a situação, sai do lugar comum e vai em busca daquilo que acredita, vai em busca de seu sonho!

O cemitério é o local que mais encontramos os sonhos não realizados, das frustrações por não ter tentado, do  tempo perdido nas lamentações. Ainda bem que somos eternos e sempre teremos a possibilidade de recomeçar, então porque não recomeçar agora? Mudar a história de sua vida, mudar a sua história.

Não deixe que ninguém diga a você que não é capaz, que é perda de tempo tentar mudar, que não vale a pena sonhar. Vão existir milhões de pessoas duvidando de você, querendo que você se reduza a nada que nem elas, mas isto não pode te abalar! Muito pelo contrário, deve ser combustível para você continuar seguindo em frente.

A vida é cheio de altos e baixos, de tristezas e alegrias, então, não duvide de você, de sua capacidade, de seu valor, de sua coragem, se hoje não está bom, trabalhe para mudar, não fique esperando, saia na busca de dias melhores, isto somente depende de você e de mais ninguém!

Não existe mágica para o sucesso, ele não acontece do dia para noite, ele requer muita disciplina, muito trabalho, muita dedicação, mas o que importa é que você tenha foco, aconteça o que acontecer você tem que manter o foco em seu objetivo.

O sucesso também não é uma questão de destino, é uma questão de escolha! Você não veio para este mundo para sofrer, ao contrario, veio para ser feliz, para mudar, para ser uma pessoa melhor!

Então não desista da vida, os instantes passam e não voltam mais, na realidade no momento que nascemos começa a contagem regressiva, e este relógio ninguém consegue pausar, por isso não perca mais tempo, levante-se e mude, não podemos alterar o passado, mas podemos mudar o futuro, e isto tem que acontecer no presente, no hoje, e não amanha!

Não estou dizendo que é fácil, e quando estamos passando pela tempestade é mais difícil ainda enxergar a saída, mas tenha certeza por mais que a tempestade demore para passar, ela passará e a escolha de como você vai sair dela é somente sua, de mais ninguém!

Alguém já disse que o que não me mata, me fortalece, e é isto mesmo, a cada momento difícil que passamos ficamos mais fortes, por isso, acredite em você, e não desista de seus sonhos! 

Seja Feliz!




Sunday, August 24, 2014

Você quer aumentar sua chance de ter sucesso? Então administre sua energia!



Sabemos que o dia tem 24 horas, ele é fixo, não muda, sempre será assim. Existe um ditado que diz que quem trabalha não tem tempo de ganhar dinheiro, e, apesar do tom de piada, ele tem uma base de verdade.

A nossa cultura admira e encoraja aquele que deposita todo seu interesse no trabalho, e provavelmente, você conhece alguém, ou quem sabe até você mesmo, que coloca todo o seu tempo focado no trabalho.  Parece estar sempre ocupado, com uma agenda programada sem flexibilidade, sempre correndo, olhando o email, olhando o telefone, trabalhando 12, 13 ou mais horas diária.

Pode ser que você realmente tenha sucesso, mas a realidade demonstra que nem sempre isto é uma verdade. A experiência mostra que os “viciados” em trabalho são muito mais propenso a beber mais que a média, terem maior incidência de doenças relacionadas ao stress, e uma grande propensão para a separação e/ou divorcio.

É claro que as pressões vividas pelos gestores no mundo corporativo ficam cada vez mais fortes e perceptíveis, pois a condição atual é fazer muito mais com menos tempo e menos equipe.

Quando entramos nesta “roda viva” perdemos a nossa capacidade de julgamento, ficamos mais propensos ao erro, aos acidentes, e a desempenhar nosso papel de forma mediana, ou em alguns casos de forma sofrível.

Sei muito bem que não é fácil encontrar uma nova forma de administrar o tempo, já estive deste lado, e quando era executivo sênior nas grandes corporações por qual passei, trabalhando em média 14 horas por dia, não conseguia enxergar este problema, porque estava 100% do tempo literalmente correndo atrás dele, e o pior de tudo, achava que estava certo e que o tempo não podia ser desperdiçado com o ócio.

Leonardo da Vinci já havia notado que: “é um ótimo plano ter um tempo para relaxar um pouco, porque quando você volta ao trabalho, seu julgamento estará mais confiante, pois ficar muito tempo no trabalho fará você perder sua condição de julgamento”.

Loehr e Schwartz verificaram em seus estudos que o padrão, o qual denominou de “oscilação”, é o padrão natural de ação e recuperação, e que frequentemente tentamos passar por cima desse padrão no trabalho ao depender dos hormônios de estresse e da cafeína, fazendo com que o corpo revide por meio do enfraquecimento da saúde e da alteração do estado de animo, surgindo à impaciência, raiva, egoísmo e a insensibilidade com relação aos outros.

Para mim era muito duro, e ainda é de certa maneira, fazer alguma coisa diferente do que trabalhar de segunda a sexta. Sentia um desconforto, um peso na consciência por não estar trabalhando, mas ao mesmo tempo, havia uma pressão interna para que eu estivesse mais próximo do esporte que elegi como hobby, que é a equitação.

Depois de muita tentativa, um dia resolvi começar o dia com uma ida a hípica e trabalhar um pouco com o cavalo. Foi uma surpresa, apesar de todos os dilemas, aquele dia foi muito bom, e o melhor, meu desempenho no trabalho foi realmente diferente, inclusive notado pelos meus pares e equipe.

Passei uma hora do meu dia, sem pensar nos problemas, e isto para mim, somente acontece quando estou em cima do cavalo, pois quando vou caminhar ou praticar outro exercício, consigo manter a concentração nos primeiros 10 minutos, depois minha mente volta para os problemas cotidianos.

Entendi que o corpo e a mente é uma coisa só, e uma atividade física faz com que o cérebro receba mais sangue e oxigênio, auxiliando a raciocinar melhor, e gerando um melhor bem estar. Você fica mais focado, e os objetivos e as soluções ficam mais claros e transparentes.

Da mesma forma que desenvolvemos nossos músculos, podemos e devemos desenvolver nossa flexibilidade emocional, que é a habilidade de gerenciar varias emoções sem que sejamos rígido e defensivo. Loehr e Schwartz definem que um grande fator para o sucesso é muito ligada a nossa capacidade de lidar e superar as adversidades, e a isto chamaram de resistência emocional, obtida durante os momentos de recuperação.

Mesmo sabendo que os empregos são cada vez mais voláteis, você precisa estar comprometido com a empresa para qual esta trabalhando, contudo, você precisa, antes de qualquer coisa, estar comprometido com você.

Quando estiver preparando sua agenda, administrando o seu tempo, reserve alguns momentos do dia para que você possa recuperar sua energia.  Reserve um tempo para você fazer aquilo que lhe proporciona motivação, prazer e satisfação, pois isto fará com que você possa ser muito mais produtivo e motivado, em suas atividades profissionais diárias.

A pessoa que tem consciência de seus reais propósitos, de seus objetivos de vida, de sua contribuição para a sociedade, se mantém motivado e comprometido com seu equilíbrio de extravasar energia e da necessidade de tempo para sua renovação.

Então antes de administrar seu tempo, administre sua energia!

Saturday, August 2, 2014

Não se esqueça, você tem tudo que precisa dentro de si para ter sucesso!



Não importa o quando isto possa parecer um clichê de livro de auto-ajuda, mas tenha certeza que você nasceu para ser um campeão, não importa quantos obstáculos surjam em sua trajetória, você tem toda a condição de supera-los.

Sei que quando estamos no meio da tempestade, nossa visão fica turva, nossas forças ficam enfraquecidas, não conseguimos enxergar uma saída, o desanimo se apossa de nosso ser, e não é fácil se manter motivado, e a cada derrota nossas forças vão se esvaindo, dificultando ainda mais encontrar condições para reagir.

Estou falando de experiência própria, é assim mesmo que acontece. E com base nesta experiência é sei que tudo pode ser diferente, não os problemas, mas a forma como encaramos os problemas, está é a chave do sucesso! 

Mas não esqueça, você já superou o maior obstáculo da vida quando você foi concebido, você já nasceu campeão, e isto não vai mudar, faz parte de você.

Quando analisamos a biografia de pessoas que reconhecidamente são consideradas de pessoas de sucesso, observamos que elas vivenciaram uma série de desafios e dificuldades, contudo elas sabiam que estes obstáculos eram apenas momentâneos, que seriam superados, não havia nenhuma duvida sobre isto.

Diante da dificuldade, você tem duas opções, a primeira é se enfurecer, se deprimir, culpar os outros, o governo, a sorte, entrando em um circulo de autopadecimento, que com certeza  levará você cada vez mais distante da superação. A segunda opção é estar determinado a superar está situação, como? através de uma atitude mental positiva, e para isto você precisa somente de você, de mais ninguém.

A escolha do caminho que vamos trilhar é o fator mais importante na questão de ser ou não bem sucedido, de superar ou não os obstáculos.  Enquanto alguns ficarão imobilizados procurando o culpado, outros serão capazes de aceitar a dificuldade, trabalhar para supera-las, com a certeza que as coisas irão mudar brevemente, e mudarão para melhor, o que acontece de forma inevitável.

Somente para lembrar, o que escrevo não é baseado em estudos não, é baseado na minha experiência de vida, dos momentos de altos e baixos, das minhas reações, do que deu certo e do que não deu certo, vivencias que me fizeram chegar até aqui. Não existe nada que coloco em meus artigos que não tenha vivenciado, conheço cada sentimento dos momentos dificuldade, como também conheço os sentimentos de superação destas dificuldades.

As mudanças fazem parte de nossa vida, e sempre farão, por isso, para ser bem sucedido precisamos, antes de nada, aprender a reagir positivamente quando a dificuldade bate em nossa porta, reconhecer as coisas boas desta experiência. Aprender com a adversidade, é se fortalecer com a superação das dificuldades.

Lembre-se sempre da famosa frase de Nietzsche: “Aquilo que não nos mata, nos faz mais forte”.

Com o objetivo de auxiliar aqueles que estão passando por momentos de dificuldades ou aqueles que querem se preparar para este momento, descrevo a seguir sete atitudes que tem me auxiliado muito na superação destes momentos que não tem sido poucos. Pode ser que eles não façam sentido para você, mas quem sabe, está reflexão possa te auxiliar a enxergar novos caminhos e com isto encontrar novas oportunidades e perspectivas para sua vida.

As sete atitude são as seguintes:

1 – Tenha consciência de você, confie em você.

Conheça a você, crie uma identidade, se identifique. Esteja confortável com você, tenha consciência de suas características como pessoa e como profissional. Trabalhe aquelas características que você acredita que precisa melhorar ou neutralizar, e potencialize aquelas que são sua fortaleza.

Confie em você, tenha certeza que você tem coisas boas para oferecer ao mundo, que você tem todos os atributos necessários para superar qualquer obstáculo ou dificuldade que possam surgir em seu caminho.

Quando nos conhecemos, a autoconfiança e a autoestima se fortalecem, dois fatores importantes para que possamos escrever a história de nossas vidas.

2- Seja otimista, pense positivamente.

Dois estudiosos sobre as características do sucesso, Napoleon Hill e Clement Stone, após anos estudando pessoas de sucesso perceberam que a “atitude mental positiva” era uma atitude comum a todos eles.

Ser positivo é abraçar a vida como ela é, é ter certeza que independentemente de quão duro é este momento, ele será ultrapassado, e quando você ultrapassa-lo, você tem a certeza que sairá fortalecido.

O sucesso, a felicidade e a riqueza chegam mais fácil para aquele que tem uma atitude positiva na vida, que ao invés de se lamentar diante do fracasso, estabelecem objetivos e se esforçam mais para alcança-los.

3 – Aceite a mudança.

Em um dos momentos em que eu estava resistindo em aceitar uma mudança, lembrei-me de um livro que havia lido, e que me vez enxergar que esta minha atitude de resistência somente estava criando maiores dificuldades. 

O titulo deste livro é “Quem mexeu no meu queijo” escrito por Spencer Johnson. De forma resumida, a história, que se assemelha a uma fabula, narra a reação de quatro personagens: os ratos Scurry e Sniff e dois duendes Hem e Ham.

Eles estão confortáveis na vida, pois encontraram uma grande fonte de sua comida favorita: Queijo. Os duendes até mudaram de casa para ficar próximo do queijo, pois o queijo tornou-se o centro de suas vidas. Todos viviam bem, criaram uma rotina, estabeleceram um zona de conforto, e por causa disto não perceberam que o volume de queijo estava diminuindo a cada dia, até que em uma manha, eles chegaram ao local do queijo e tiveram a surpresa de que o queijo havia acabado.

Os ratos Scurry e Sniff, rapidamente aceitaram a perda do queijo e sairam em busca de uma nova fonte de queijo, enquanto que, Hem and Ham se sentem vitimas de algum tipo de roubo e ou do azar, eles resistem em aceitar a mudança, pois, haviam construído suas vidas ao redor do grande queijo, e este apego ao queijo só piora a situação deles, pois, enquanto estão se lamentando, a fome vai aumentando. Enquanto que o Scurry e Sniff seguiram em frente e acharam mais queijos para se alimentar.

Quando não aceitamos a mudança, tudo se torna mais difícil. Quando perdemos o emprego ou terminamos um relacionamento achamos que é o fim do mundo, pois, construímos uma zona de conforto, e achamos que todas as coisas boas estavam nesta situação passada.

Este sentimento é normal, estávamos confortáveis com a situação, criamos nossa identidade desta forma, e neste momento o futuro é uma incerteza e isto nos traz medo.

Aprendi, a duras penas, que o final de um momento, é o começo de outro momento, que tem tudo para ser um sucesso. Não podia ficar preso ao passado, não podia me sentir vitima do infortúnio, e mesmo sentindo medo, eu devia prosseguir, pois, precisava encontrar mais "queijos". 

Então a partir do momento que aceitei esta realidade, me desapeguei daquela condição passada que havia construído, passei a vivenciar e construir um novo caminho, e aprendi duramente que a mudança é um fator básico em minha vida, e ter a consciência disto me facilitou encontrar novos caminhos, caminhos que nem pensava que um dia iria trilhar. A necessidade e a insatisfação geram a inovação, e o que precisamos é sempre inovar para sobreviver.

Também aprendi que quanto mais buscava a segurança, mais travado ficava, menos enxergava outras possibilidades de crescimento, pois estava preocupado em perder uma segurança que nunca existiu.

4 – Crie um grande objetivo para sua vida, tenha um razão de ser.

Existe um provérbio chinês que diz: “Almas elevadas possuem vontades, enquanto as fracas têm somente desejos”

Podemos ter um monte de desejos, mas enquanto não transformamos estes desejos em objetivos para a vida, eles continuaram a serem somente desejos, que em certo momento de nossas vidas se tornarão desilusões, e a pior desilusão é a de não haver tentado.

O esforço que temos para criar um objetivo pequeno é o mesmo que temos para criar um grande objetivo, por isso, tenha um grande objetivo em sua vida, objetivo este que faça sentido e que vai de encontro dos seus desejos, os transformado em vontade.

Poucas pessoas realmente sabem o que querem na vida, e esta falta de objetivos claros faz com que não notemos as oportunidades que aparecem no caminho.

É muito importante que tenhamos uma forte crença nestes objetivos, não atingimos os objetivos somente pela ação, a qualidade da ação é fator decisivo para o sucesso, e neste quesito somos impulsionados pela intensidade de nossa crença da importância destes objetivos para nosso sucesso e felicidade.

5 – O que for que tiver que fazer, faça e dê o seu melhor.

Tenha comprometimento com a excelência em tudo que fizer, não aceite a baixa qualidade, de o maximo de sua capacidade naquilo que esteja fazendo. 

Não importa se sua função é de varrer o chão ou comandar uma grande empresa, faça com carinho e faça o melhor que você que puder. Não espere que outras pessoas notem isto, não é esta sua recompensa. 

A recompensa é sentida a noite quando você coloca a cabeça no travesseiro e está tranquilo que fez o seu melhor. 

A vida retribui este esforço abrindo novas portas, tenha certeza disto.

6 – Se organize, tenha um plano e siga-o.

Para atingir o objetivo proposto precisamos de um plano com metas, simples que sejam, para que possamos conduzir nossas ações de forma organizada. 

Se seu objetivo agora é arrumar um emprego, saiba que com um plano organizado você tem muito mais chance de atingir seu objetivo do que aquele que não tem, e fica esperando a providência divina.

Quando estabelecer um plano, siga-o. Tenha comprometimento em atingir as metas propostas, não procrastine tarefas, faça o que tiver que fazer.  Ter um plano faz com que possamos enxergar oportunidades que sem um caminho organizado veríamos.

Além disto, nosso dia fica mais produtivo quando sabemos o que queremos alcançar, e desta forma temos controle sobre nossa vida. Outro atributo que é comum as pessoas de sucesso, é que elas são altamente produtivas, elas produzem mais do que as pessoas medianas, e isto somente é possível quando você tem total controle de suas horas.

Pode não parecer, mas a busca por um emprego é um trabalho de pelo menos oito horas por dia, que deve ser conduzido de maneira organizada e disciplinada.

7 - Cultive a paciência e perseverança.

A paciência é um atributo das pessoas de sucesso, pois é uma virtude própria da autoconfiança. Saber aguardar pelo momento certo, requer disciplina, visão e uma boa dose de sangue frio. A pessoa paciente deve ter total controle de suas emoções, saber esperar é uma virtude que pode e deve ser aprendida e cultivada.

Thomas Edison administrou 10 mil experimentos antes de ter inventado a lâmpada, se ele não tivesse tido paciência, quem sabe hoje ainda estaríamos utilizando lamparinas.

Perseverar sempre, desistir jamais, deve ser nosso lema uma vez que acreditamos nos objetivos que buscamos, pois quando somos perseverantes buscamos novos caminhos para atingir os objetivos propostos.

Perseverança esta ligada a capacidade de resiliência, que é a nossa capacidade de lidar com problemas, superar obstáculos ou resistir à pressão de situações adversas, sem entrar em surto psicológico.

Abraham Lincoln foi presidente em um dos momentos mais difícil dos Estados Unidos, ele foi perseverante, pois, acreditava em seu ideal, se ele não tivesse conduzido desta forma, possivelmente os Estados Unidos tivessem se fragmentado. Os historiadores dizem que ele foi um mestre em superar empecilhos e derrotas porque ele era apoiado pela crença de que estava do lado certo, e sua positividade era o combustível para não desistir e nem ceder a pressão.

Por pior que seja o cenário, se acreditamos que estamos no caminho certo, devemos seguir em frente, mesmo que os obstáculos pareçam intransponíveis, pois é só aparência, contudo, também precisamos ser humildes em reconhecer quando tomamos o caminho errado.


Pois bem, o que posso dizer é que as atitudes acima descritas, tem me auxiliado muito na condução de minha vida, seja ela profissional ou pessoal. 

Espero que também possa servir para você, que possa ser o combustível que lhe impulsione para uma nova realidade e para novos objetivos.

Somente tive certeza de que tudo que precisava para ultrapassar os obstáculos estava dentro de mim, quando comecei a trabalhar todos estes conceitos de forma disciplinada, e foi em um momento critico, pois não conseguia enxergar a luz no final do túnel. 

Não foi a forma mais fácil de aprendizagem, mas foi a mais eficaz. 

Por isso não importa o tamanho da dificuldade que pode aparecer em seu caminho, tenha certeza que você tem tudo que precisa para supera-la, confie em você, tenha paciência e perseverança, pois tudo nesta vida é passageiro, e tudo que vivenciamos é um grande aprendizado para que possamos sair daqui melhor do que quando chegamos! 


Sejam felizes!

Monday, May 5, 2014

A paciência é um atributo que todo grande líder dever ter!




Sempre falamos que o líder tem que ser um visionário, comunicativo, motivador, agregador, etc. Sim, tudo isto é importante, contudo, devo lembrar que o líder verdadeiro tem que ter paciência, isto mesmo, paciência!

Isto pode soar estranho para alguns, mas, não confunda esta paciência com aceitação da mediocridade, da falta de ética, do baixo desempenho; não é isto não!

Explico, em minha experiência trabalhando com os cavalos, aprendi que a paciência é um dos atributos mais importante, se não for o mais importante, na formação de um conjunto, vale dizer, neste ponto, que um conjunto na equitação é sinonimo da equipe de competição, neste caso o cavalo e o cavaleiro, sendo que de uma forma mais ampla, ainda temos o tratador, o profissional técnico e o veterinário.  

Nesta relação cavalo/cavaleiro, primeiro é necessário ter paciência para entender que a velocidade na formação do conjunto vai depender da maturidade do cavalo e do cavaleiro, e do tempo disponível para o trabalho na arena. 

Segundo, a paciência é importante para identificar as nossas limitações como seres humanos na comunicação com o cavalo e na execução das tarefas. Esta paciência também é importante na execução do plano de trabalho, pois cada tarefa e/ou exercício necessita ser trabalhado de forma exaustiva pelo conjunto até atingir a exatidão e a perfeição necessária.

Além disto, precisamos ter paciência, já que na competição iremos ter muito mais derrotas do que vitórias, e muitas vezes sair da arena em cima do cavalo já é uma vitória.

Pois bem, voltando para o mundo corporativo, o líder tem que ter paciência para escutar e refletir sobre o assunto antes de se posicionar perante a organização, seus pares ou sua equipe.  Ele deve ter a paciência necessária para identificar a forma e as palavras corretas para comunicar sua visão, posição e/ou ideia de forma objetiva e eficaz.

Este líder tem paciência para analisar sua equipe, identificar os pontos fortes e fracos, definir e executar as ações necessárias para potencializar estes pontos fortes e neutralizar os pontos fracos.

É muito importante, também, a paciência para identificar as restrições e limitações dos seus liderados, como também para conhecer os seus objetivos e suas metas profissionais, de maneira que você possa ajuda-los, se possível, a atingi-los.

O líder paciente agrega, motiva, desenvolve, potencializa aquilo que tem de bom na equipe, fala o que deve ser falado sem ser rude.  Este líder transmite confiança em todos os sentidos, ele entende os fatores humanos com profundidade, e serve de exemplo.

E sabemos que o exemplo é na realidade o jeito mais efetivo para ensinar.

E você tem a paciência necessária para ser um líder verdadeiro?

Seja feliz
   

Sunday, April 27, 2014

Até o otimismo tem seus limites!



Algumas pesquisas demonstram que existe uma visão positiva para os próximos 24 meses, por parte dos empresários e executivos sobre as condições econômicas no Brasil.

É bem verdade que quando olhamos para o curto prazo encontramos uma inflação que preocupa, mas não assusta ainda, ouvimos um compromisso do ministro Mantega com as metas de poupança interna, além de existir uma situação de pleno emprego, e etc.

Mas quando olho para 2015, por exemplo, não consigo manter meu otimismo, vejamos o seguinte:

O ano de 2014 é um ano atípico, pois teremos o evento da copa do mundo, assunto este que tem sido discutido intensamente pela mídia, tirando o foco da dura e real realidade de um País debilitado. Logo em seguida, haverá as eleições, e depois entramos na fase de final de ano, e quando menos se espera, entraremos em 2015, já pensando nas olimpíadas!

Isto quer dizer que os reflexos da situação econômica na qual vivemos somente serão sentidos em 2015, pois,  as correções deverão acontecer, por mais que se procrastinem, estas correções serão necessárias.

Uma das principais correções diz respeito a aumento do combustível, preço este que foi erroneamente represado ás custas da saúde financeira de uma das maiores empresas brasileira.

Sabemos que está correção irá desencadear aumento nos custos dos transportes, que por sua vez pressionará os alimentos e outros itens de consumo, pressionando a inflação.

Alguns itens de nossa alimentação já estarão com seus preços pressionados devido ao grande período de seca por qual passa a região sudeste, e está mesma seca irá criar um ônus para os consumidores pelo aumento da tarifa de água, esgoto, como também no custo da energia elétrica. O aumento do custo da energia elétrica impacta diretamente no setor de transformação, que também contribuirá para os aumentos dos preços no mercado.

Aquele ato populista de redução dos juros através de uma ordem da presidência, já nasceu com seus dias contados, e já estamos presenciando o seu fim, pois os juros subiram e devem seguir em alta, pois infelizmente é a única ferramenta que a limitada área econômica tem para conter a crescente inflação.

Precisamos também levar em conta que o crescimento e expansão do mercado e do PIB estão prejudicados, primeiro por que estamos vivendo em pleno emprego, isto significa que falta mão de obra qualificada para o crescimento das indústrias e empresas; e segundo devido falta de estrutura básica para o escoamento da produção, agrícola ou de transformação. Podemos até mencionar que a falta de investimento nos últimos 20 anos na geração de energia também contribui para limitar este crescimento.

Outro fato importante, que deve ser considerado, é a redução dos investimentos externos no mercado brasileiro, e o motivo não é a inflação e nem a fragilidade da economia, acho que isto não seria o problema, pois, temos um mercado jovem e com vontade de consumir. O que afugenta o investidor estrangeiro é quando o governo se torna maior do que as instituições, com forte impacto no desrespeito aos contratos, isto sim é o problema.

Se não vamos receber dinheiro de fora, teremos que viver com a nossa geração de riqueza, a qual está comprometida com previdência, serviços públicos e serviços sociais, isto quer dizer existirá escassez de verbas para investimentos. A população também está endividada, limitando a expansão do mercado através de linhas de crédito, o qual será limitado e caro.

Posso até considerar uma desvalorização do real para o equilíbrio das transações internacionais, reduzindo a capacidade de importação e melhorando a possibilidade de exportação, pois isto pode ser uma resposta a nossa tímida política de comercio exterior que não fez a lição de casa assinando acordos comerciais.

Vejam, independentemente de partido político, o nosso país passa por um apagão de excelência na gestão, os problemas acima apontados, são reflexos disto.    

Quando faço esta leitura, não consigo entender o otimismo dos executivos nos próximos 24 meses, me parece, que estão se baseando de forma míope, no curtíssimo prazo, o que não seria uma novidade, pois temos uma dificuldade de enxergar a longo prazo.

Agora, isto não é o final do mundo, o importante é estar preparado para passar por momentos conturbados, como?
·          
  • Tendo um plano continuo de redução “inteligente” de custos e despesas,
  • Fazendo uma gestão de riscos corporativos de qualidade,
  • Explorando as oportunidades de forma estratégica,
  • Criando um ambiente interno de engajamento e observando as melhores práticas de gestão,
  • Apoiando a inovação e mantendo talentos em seu quadro de colaboradores,
  • Fundamentando uma governança corporativa adequada para seu negócio.

Não é tarde, ainda é possível se preparar, mas é muito importante que a liderança esteja comprometida com a ética, com a sustentabilidade e com a perenidade da empresa.

Seja feliz!