Muitos profissionais neste exato momento estão pensando em ter seu próprio negócio. Alguns, imaginando que é uma saída para o desemprego, outros já planejando seu plano B.
Não importa qual seja a motivação, os cuidados preliminares devem ser os mesmos.
Inicialmente o candidato a empreendedor deve conhecer qual é sua capacidade de resiliência e qual é o seu apetite ao risco, pois empreender é saber conviver com o risco. Veja o post de novembro de 2013 onde detalho 20 questões que devem ser respondidas antes de iniciar o empreendedorismo.
Também é importante saber se você tem perfil para o empreendedorismo, pois existem pessoas que, apesar de tecnicamente capacitado e de ser um executivo de sucesso, não tem características para empreendedor. Você pode avaliar lendo o post de outubro de 2013.
Outra coisa, não acredite em tudo que ouve. É normal, quando queremos empreender, participar de reuniões e eventos com empreendedores de "sucesso", que falam de como são bons, e como foram felizes em suas escolhas.
Lógico que é importante estudar os empreendedores e empreendimentos de sucesso, isto é bom e saudável, mas procure ouvir ou ler sobre aqueles que realmente tiveram sucessos consistentes e comprovados.
Saiba que você precisa ter mais do que uma excelente ideia! Tem que ter um bom e estruturado plano para colocar a sua ideia em ação. Esteja preparado para pedir conselhos, isto pode evitar alguns contratempos e algumas dores de cabeça.
Esteja preparado para alguns insucessos, isto faz parte do processo de empreender e também é importante para o aprendizado.
E por último, empreender é um trabalho de 24 horas, 7 dias por semana, e férias, pelos menos nos anos iniciais, não existe no dicionário do empreendedor.
Mas de qualquer maneira, apesar de todas as dificuldades, empreender é muito gratificante!
Boa sorte!
Perfeito! Eu a acrescentaria que mitigar risco não é trabalhar 35 ou 45 anos pagando previdencia publica e esperar algo melhor no futuro. Mitigar o risco é investir em conhecimento e ser um empreendedor consciente. Abraco.
ReplyDeletePerfeito! Eu a acrescentaria que mitigar risco não é trabalhar 35 ou 45 anos pagando previdencia publica e esperar algo melhor no futuro. Mitigar o risco é investir em conhecimento e ser um empreendedor consciente. Abraco.
ReplyDeleteCom certeza, obrigado pela contribuição
ReplyDelete