Um mundo disruptivo e seu impacto na sociedade, empresas e profissionais



É visível que estamos passando por transformações profundas em todos os sentidos. Seja em nossa vida pessoal ou no mundo corporativo, a convergência para o mundo virtual é uma realidade sem volta.

Mais e mais concentramos nossas atividades neste novo mundo; nos relacionamos através das mídias de relacionamento, comercializamos, estudamos, trabalhamos, viajamos, tudo pelo mundo virtual, sem a necessidade de deslocamento físico. 

Me lembro que Alvin Toffler, escritor e futurista, em sua obra A terceira onda, mencionava que em um certo momento existiria a "cabana eletrônica", pois bem chegamos nesta época. 

O ponto mais importante que até aqui, as inovações seguiam um padrão lógico, possibilitando que as pessoas fossem adicionando-as em seu dia-a-dia de forma sistemática, entretanto, o que vemos agora é a inovação disruptiva, a qual simplesmente muda tudo, de uma hora para outra, em uma velocidade espantosa. 

Este fenômeno, se assim posso chamar, ao mesmo tempo que parece complexo vivencia-lo, tem sua base transformadora em fazer algo diferente do que esta sendo feito, conduto de uma forma mais simples, econômica e acessível.

Observem quantas atividades hoje você faz via web que no passado precisava se deslocar para fazer, gastando tempo e dinheiro.

É preciso compreender que as organizações estão inseridas neste mundo, o que traz desafios imensos e complexos para ajustarmos a forma de operar e fazer negócio dentro dos novos requisitos de mercado.

Imagine que hoje seu concorrente pode estar somente no mundo virtual, com pequena estrutura física, em algum lugar do mundo que seja mais viável economicamente falando.

Se sua organização estiver ainda operando nos moldes da pós-revolução industrial, com certeza terá uma grande e mortal desvantagem competitiva. Não tenho duvidas em afirmar que quem ainda não acordou para isto, tem seus dias contados.

Incluo também neste rol os profissionais que teimam em gerir seus processos e negócios de forma ultrapassada, com atitudes e habilidades não mais condizentes neste novo mundo corporativo.

Para ajudar neste processo de adaptação, descrevo abaixo alguns atributos que podem ser considerados:

  1. As organizações tendem a ser bem menos hierárquicas, mais matricial, de forma que em alguns momentos você será líder e em outros liderados;
  2. Elas terão uma estrutura mais virtual, com acessos mais remotos, operando de forma descentralizada;
  3. Serão empresas globais operando de forma colaborativa e através de parcerias;
  4. As empresas industrializadora terá sua base de produção em países que ofereçam bom custo e beneficio, contudo, ela poderá estar espalhada em diversos locais com pequenos e eficientes núcleos de produção, isto para os produtos que puderem ser entregues via web através de uma impressora remota;
  5. O uso apropriado da tecnologia, incluindo a inteligencia virtual, será a base para toda operação.

Logicamente que o impacto de tudo isto para a sociedade é significativo, entretanto para o profissional também é muito significativo, e com certeza irá requerer, uma reinvenção na forma de trabalho, comportamento, atitude e de gestão.

As empresas precisaram de profissionais com visão generalista, inserido no mundo digital, flexíveis e auto-motiváveis, com percepção de criação de valor, altamente éticos, com boa comunicação e interação nas mídias virtuais, desapegado quanto a local de trabalho, boa gestão de projetos, lideres e motivadores. 

Não tenho duvidas que parte do desemprego que existe no mundo é estrutural, consequência destas mudanças. Para aqueles profissionais que ainda não perceberam isto, não deixe para depois, pode ser tarde!

Seja feliz  


Share this:

Comentários

0 comentários:

Postar um comentário