Você já pensou em ter seu negócio próprio? Veja se você tem perfil para o Empreendedorismo?



Iniciar o seu próprio negócio pode ser uma experiência excitante e recompensadora, pois oferecer inúmeras vantagens, como por exemplo: ser seu próprio patrão, definir o seu horário e fazer algo que você realmente goste.

Antes de qualquer coisa você precisa saber que ser empreendedor não é um processo fácil. Tornar-se um empreendedor de sucesso, é mais difícil ainda, pois requer um planejamento detalhado, criatividade, perseverança, disciplina e muito trabalho, muito trabalho duro.

Um sonho, pode se tornar um pesadelo muito rapido!
 
Por isso antes de tomar a decisão de ter seu próprio negócio é muito importante que você considere alguns aspectos importantes da vida de um empreendedor.

Vejo muita gente que se ilude em imaginar que tem as características e habilidades certas para ser um empreendedor, e depois descobre que não “é bem isto que imaginava”, ai pode ser tarde para sair do processo sem nenhuma perda ou frustração.

Vamos analisar as características e habilidades comumente associados com empreendedores de sucesso:

Qual o seu conforto quanto a correr risco?
Ser seu próprio patrão também significa que você é o único a tomar decisões difíceis. Empreendedorismo envolve uma grande dose de incerteza. Em sua vida pessoal ou como profissional, você procura evitar a incerteza a qualquer custo? Tem aversão a risco? Se sua resposta for positiva, pense bem, o empreendedorismo pode não ser a decisão mais adequada para você. Se você gosta de fortes emoções, lida bem com a incerteza, e não tem problemas em correr riscos calculados, então pode continuar lendo este artigo.

Qual o seu grau de Independência?
Ser empreendedor é ser chamado constantemente a tomar muitas decisões por conta própria, sem ter com quem repartir.  Se você achar que você pode confiar em seus instintos e em suas habilidades, se você não tem medo de rejeição de vez em quando, ou nem de errar e reconhecer seus erros, você pode estar no caminho para se tornar um empreendedor. Siga em frente com a leitura.

Você é uma pessoa persuasiva?
Você pode ter a melhor ideia do mundo, contudo, se você não puder convencer os clientes, os colaboradores, potenciais financiadores ou parceiros; atenção pode ser que você ainda não esteja preparado para o empreendedorismo. Veja se você gosta de falar em público, se consegue envolver novas pessoas em seus projetos, com facilidade utilizando argumentos convincentes baseados em fatos. Se sua resposta for positiva, provavelmente você está no caminho certo. 

Qual a sua capacidade de negociação?
Como proprietário de uma pequena empresa, com certeza você terá de negociar tudo e com todos.  Do contrato de locação até as negociações com fornecedores e clientes. Isto requer, além da habilidade e polidez na negociação, como muito sangue frio. Este tópico ajudará a você economizar dinheiro e manter seu negócio funcionando sem muitos problemas.

Você é criativo?
Empreendedores devem ser capazes de pensar de forma criativa, pensar em novas ideias, novas soluções, enxergar fora do lugar comum. Você consegue enxergar novas oportunidades? Criar soluções inovadoras? Se Isto é uma verdade, então o empreendedorismo pode ser um bom projeto para você.

Você esta aberto para ter um Mentor?
É importante você ter apoio de um mentor, ou de uma instituição de apoio a empreendedorismo local. Veja que você será forçado a tomar muitas decisões importantes, especialmente nos primeiros momentos do processo de abertura de seu negócio. A forma menos arriscada é se apoiar em pessoas ou organizações, com experiência para lhe passar orientações e conselhos, isto pode economizar tempo e dinheiro, ao invés de ficar na tentativa e erro, contudo isto necessita de um bom grau de humildade do empreendedor.

Bem, se você chegou até aqui, aparentemente é porque você tem as características necessárias para ser um empreendedor, mas preste atenção, somente isto não é o suficiente para ter sucesso!

Baseado no artigo do USBA - United States Small business adminitration
 

Share this:

Comentários

0 comentários:

Postar um comentário