Quer iniciar um empreendimento? então antes responda estas 20 questões!


Muito bem, se você já sabe que tem perfil empreendedor, o próximo passo é entender se você conhece todos os pontos chaves para começar um empreendimento. 

Para isto é necessário que você responda 20 questões básicas que lhe darão subsídios chaves para estruturar seu plano de startup. 

Vejamos as questões:


1 – Porque estou iniciando este negócio?
É muito importante que você saiba o que esta lhe motivando a iniciar a empreender, desejo, necessidade, plano “b”, etc. Quanto mais conscientes somos, maior a chance de sucesso.

2 – Que tipo de negócio eu gostaria de ter?
Boa parte do sucesso de um empreendimento reside em fazer o que gosta, o que lhe da prazer e faz você se sentir bem. Existe neste quesito também, a sua aptidão, o seu expertise, que deve ser levado em consideração.

3 – Quem será meu cliente ideal?
Este é outro quesito importante, pois faz uma enorme diferença quando empreendemos junto a uma população de clientes que gostamos e nos sentimos bem, está sinergia é muito bom para desempenho do empreendimento.

4 – Que produtos e serviços meu empreendimento irá prover ao mercado?
Conhecer e ter uma lista de produtos e/ou serviços que você irá prover ao mercado é condição imprescindível para entender a dinâmica do seu negócio

5 – Estou preparado para dispor de tempo e dinheiro necessário para iniciar meu negócio?
Empreendimento necessita de tempo e dinheiro para que ele exista, sem isto, pense bem sobre ir para frente, neste momento.

6 – Qual o diferencial de meus produtos e serviços, daqueles já existentes no mercado?
Entender o diferencial nos ajuda a posicionar o empreendimento no mercado, além disso, é determinante para a sua precificação.

7 – A onde meu empreendimento deverá ser localizado?
A localização equivocada pode matar uma boa ideia, e não é onde queremos, mas onde faz sentido estar.

8 – Vou precisar de empregados? Quantos?
Além da quantidade, precisamos também definir quais as habilidades, conhecimento e competências necessárias para a condução dos negócios de forma apropriada.

9 – Que tipo de fornecedores eu preciso?
Um mapeamento inicial dos fornecedores necessários nos ajuda a conhecer a cadeia de suprimento, e até identificar possíveis gargalos que devem ser endereçados.

10 – Quanto de dinheiro preciso para iniciar o empreendimento?
Conhecer o montante necessário para iniciar e para a manutenção até seu auto financiamento pela geração de caixa própria é determinante para a perenidade do empreendimento.

11 – Vou precisar de financiamento de terceiros?
Receber investimento para financiar o startup não é um problema, apenas precisa ser muito bem planejado para que não seja um limitador da sustentabilidade do empreendimento.

12 – Quanto tempo será necessário até meus produtos e/ou serviços estarem prontos para ser comercializado?
Esta resposta é que irá definir o montante de dinheiro necessário para financiar os períodos iniciais do empreendimento.

13 – Quanto tempo vai precisar até a geração do primeiro lucro?
Uma das fontes de financiamento de seu empreendimento será o lucro das vendas, até lá, esta fonte será suprida pelo acionista e/ou por terceiros.

14 – Quem serão os meus concorrentes?
Conhecer os concorrentes faz parte da inteligência de negócio, indica o grau de inovação que você precisará para se manter competitivo.

15 – Como será a precificação de meus produtos e/ou serviços em relação ao do concorrente?
Uma das diferenciações que pode se oferecer ao mercado é pelo preço, além do que o volume e qualidade dos produtos e serviços esta intimamente relacionada a este quesito.

16 – Como será a estrutura legal da minha empresa?
Existem diversas formas legais para o estabelecimento de sua empresa, é necessário verificar a que mais indicada para seu tipo de negócio, pois, uma decisão equivocada da estrutura de impostos incidentes poderá inviabilizar uma boa ideia.

17 – Quais os impostos que deverei pagar?
A resposta para esta questão esta relacionada com a definição da questão acima e como já disse, uma escolha equivocada neste quesito pode ser mortal para o negócio.

18 – Que tipo de seguros será necessário para esta operação?
Todo negócio tem riscos, e uma modalidade de resposta a alguns riscos é o compartilhamento, por isso precisamos de uma definição de quais seguros podem ser importantes para a proteção da operacionalização, dos clientes, funcionários, e fornecedores.

19 – Como vou gerenciar meu negócio?
Gerenciar significa: organizar, planejar, executar, monitorar e corrigir. Primeiro você precisa saber se tem o conhecimento, habilidade e competência necessária para isto, e depois, definir de que forma que será executado este gerenciamento, quais ferramentas serão utilizadas para isto.

20 – Como vou promover meu negócio?
A ideia pode ser ótima, mas se ninguém conhecer, não será um sucesso. Todo negócio precisa de um plano de promoção estruturado para que o produto e/ou serviço chegue ao conhecimento do potencial cliente. Cada caso é um caso.

Muito bem, se você já respondeu estas questões, é muito provável que você já tenha conteúdo para passar para o próximo passo. Reflita sobre suas respostas, ajuste seu entendimento, idealize seu negócio. 

Com uma visão “mental” será muito mais fácil à materialização de seu plano.

Share this:

Comentários

1 comentários:

  1. Parabéns pelas 20 perguntas, elas ajudarão muito aos meus alunos que desejam ser empreendedores e fazerem um starup no final do curso.

    obrigado.

    ResponderExcluir