Vejo muitas
vezes discussões no meio corporativo sobre as formas de evitar fraudes e
irregularidades dentro de uma organização. São discussões e debates
importantes, que ajudam a melhorar a qualidade dos processos e seus controles
internos, e devem acontecer sempre junto aos tomadores de decisões.
Falamos em
barreiras de defesa, discutimos a graduação e responsabilidades sobre cada uma
das defesas existentes, contudo, apesar disto as fraudes e irregularidades
continuam acontecendo.
Organismos
como o COSO, Intosai, AICPA, e outros por ai a fora, continuam seus estudos, publicando
material técnico para evitar estes eventos. Sem contar a legislação de alguns paÃses
que atuam fortemente para minimizar as ocorrências de eventos relacionados com
fraudes e irregularidades.
Mesmo assim,
entre uma noticia e outra, sempre existe uma noticia sobre atividades
fraudulentas no mundo corporativo.
E porque,
apesar de tudo, isto ainda ocorre?
E a resposta
é clara, pois apesar de toda a tecnologia que podemos aplicar nos processos de
gestão, temos que confiar nas pessoas que estão por trás de todos os processos
e nas posições de tomada de decisões.
Então, todo
o trabalho para evitar estas irregularidades e/ou uma gestão não ética, é em
vão?
E a resposta
é não, não são em vão, muito pelo contrário, elas adicionam valor à s
organizações através da eficiência e eficácia operacional, a busca da
integridade das informações, e da salvaguarda dos ativos.
Os lideres
precisam ter claro em suas mentes que não podemos evitar, mas podemos minimizar
a ocorrência destes eventos com bons processos de gestão de risco, controles
internos e governança corporativa.
Também devem
trabalhar muito fortemente junto a área de recursos humanos, para que o
processo de seleção de profissionais possa, na medida do possÃvel, ser conduzido
de forma a minimizar a contratação de pessoas não alinhadas aos valores
corporativos.
Deve haver
também, um forte posicionamento da alta gestão sobre a polÃtica de “tolerância zero”
para este tipo de evento, devendo se amplamente comunicado a toda organização. Lembrando que isto não pode ficar apenas no
discurso, mas deve ser exemplificado pela alta gestão. O exemplo é muito mais
forte do que apenas o discurso.
Com as novas
tecnologias, com a descentralização fÃsica dos escritórios e com a mobilidade das
atividades e dos acessos remotos ao sistema corporativo, se torna cada vez mais
importante e crucial, ter pessoas comprometidas com a estratégia da empresa,
motivadas e alinhadas com os valores da organização e com suas melhores
práticas de gestão.
Mas tenhamos em mente que apesar de todos nossos esforços, não
podemos descansar e nem relaxar, pois o risco continua existindo!
Sejam felizes!
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