O complexo processo de ser simples!



O ser humano tem uma grande característica que é a de tornar sua vida complexa, por não acreditar que aquilo que é simples tem alguma valia, ou está correto. Buscamos respostas complexas, e quando encontramos respostas simples, temos duvida de sua veracidade, perguntando: isto é simples assim? Está correto?

Deixamos de ver as pequenas coisas e/ou momentos que estão ao nosso redor que podem nos fazer realmente felizes, porque estamos buscando a felicidade em coisas efêmeras em locais distantes.

Na realidade não sabemos lidar com a simplicidade, construímos grandes obstáculos ao invés de construirmos pontes, nos iludimos na busca de objetivos inatingíveis, nos endividamos na busca de ativos que não nos traz o retorno compatível com o seu valor, enfim, criamos nossos próprios pesadelos.

Este mesmo conceito, levamos para as empresas, não acreditamos nas soluções simples para os problemas. Construímos estruturas complexas de gestão, processos e sistemas intermináveis, objetivos estratégicos desalinhados, dimensionamos as organizações corporativas acima do necessário, buscamos o crescimento a qualquer custo, e etc.

Criamos excessos, tornamos as empresas ineficientes, e extremamente lentas em suas decisões e ações. Tenho me deparado com organizações completamente desalinhadas entre pessoas, processos e estratégia, prejudicando sua sobrevivência e competitividade no mercado onde atua.

Trazer a simplicidade para a nossa vida, seja ela corporativa ou não, não é abdicar da inovação, ter menos ambição, ou até reconhecer quando o processo necessita de um pouco de complexidade, muito pelo contrario, é ter os objetivos simples e muito bem delineados e alinhados com a missão da organização e/ou com os nossos anseios pessoais.

Sim, precisamos progredir, acompanhar as mudanças, expandir nossas fronteiras, ultrapassar nossos limites, contudo, com organização e planejamento alinhados as nossas necessidades, prioridades, e dentro daquilo que realmente nos interessa.

As organizações devem alinhar seus processos e competência com os objetivos estratégicos o que por sua vez, devem estar alinhados com a missão da organização.

Outro conceito importante é que complexidade custa dinheiro, aumenta o custo, reduz a competitividade, rouba capital para inovação, cria endividamento e reduz drasticamente a condição das organizações passarem por momentos de crise, ou até de sua manutenção no mercado.

Na realidade ser simples, não é simples. Nosso desafio é buscar esta condição, é tornar isto uma atitude, um trabalho diário de simplificar o que pode ser simplificado.

Sejam felizes.

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